Você provavelmente concorda que todo mundo merecia receber carinho ao nascer, certo? Mas existem crianças que são submetidas a doses de drogas durante a gestação devido ao vício de suas mães.
Logo que nascem, os bebês sofrem desde os primeiros dias de suas vidas, do terrível processo de abstinência. Ele se manifesta através de diarreia, tremedeira, vômito, choro incessante e dores intensa. É preciso oferecer a essas crianças doses de morfina nos primeiros dias de vida para que seus organismos se acostumem gradualmente com a falta das drogas.
Nos EUA, o número de bebês com abstinência aumentou 4x nos últimos dez anos. Hoje em dia, a cada 25 minutos é estimado que pelo menos uma criança nasça com dependência química. Nos bebês, o quadro é chamado de síndrome de abstinência neonatal.
Pois bem. Enfermeiras na Filadélfia constataram que os bebês com a síndrome de abstinência apresentavam sinais de maior relaxamento e tranquilidade quando eram segurados, tranquilizados e acariciados no colo de alguém. Seguindo essa dica, vários outros hospitais nos EUA resolveram criar programas de voluntariado para que pessoas pudessem doar carinho a esses recém nascidos.
Os médicos explicam a reação de melhora dos bebês pela liberação de oxitocina, o hormônio do amor.point 132 | Ao se sentirem melhor, os pequenos passam a precisar de doses menores de medicação (morfina) para controlar os sintomas de abstinência, e o tempo médio de internação também diminui.point 287 |
A conexão que os recém nascidos sentem com os cuidadores (sejam eles os próprios pais ou com os voluntários) também é muito importante para o seu desenvolvimento cognitivo.point 145 | Afinal, eles estão começando a conhecer o mundo e a estabelecer vínculos de confiança (ainda que muito iniciais).point 241 | 1
O que você achou dessa história? Por favor, deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.
E compartilhe este post seus amigos no Facebook!
Vídeo recomendado!
Mulher Morre Enquanto Salva Grávida, Um Ano Depois O Viúvo Encontra A Jovem Mãe
Imagens de genial.guru