Xingar é considerado vulgar, rude e totalmente inapropriado em muitas culturas.
Quando crianças, muitas vezes somos ensinados a evitar os xingamentos, mas, como adultos, esquecemos disso e perdemos a compostura de tempos em tempos.
Mesmo que não sejamos punidos pelos xingamentos que emitimos, profissional e socialmente eles podem nos custar caro.
Se você gosta de xingar muito ou tem um amigo com uma boca suja, ficará interessado nos resultados dessa recente pesquisa. Como constataram os psicólogos envolvidos no estudo, as pessoas que xingam muito podem ser muito mais espertas do que acreditamos que sejam!
Para quebrar o tabu e esclarecer os fatos, os psicólogos Timothy Jay (Faculdade de Artes Liberais de Massachusetts) e Kristin Joy (Faculdade Marista) ousaram discordar da idéia de que pessoas que xingam são menos inteligentes.
De acordo com Jay e Joy, as pessoas que freqüentemente xingam tendem a ser mais fluentes quando se trata de usar palavras neutras.point 165 | “As pessoas que usam xingamentos e outras palavras tabus entendem seu conteúdo expressivo geral, bem como entendem as distinções e nuances que precisam ser omitidas para usar os insultos apropriadamente.point 339 |
A capacidade de fazer diferenciações sutis indica a presença de mais conhecimento lingüístico que a média das pessoas”, escreveram os pesquisadores.point 128 | 1
Outro estudo semelhante investigou milhares de status no Facebook em busca de palavras relacionadas a engano e palavrões. A equipe descobriu que as pessoas que usavam palavrões em seus posts tinham maiores chances de serem honestas.
Supostamente, estar mais à vontade para se expressar com palavrões indica que você pode ser mais sincero do que aqueles que se abstêm de palavrões.
Mesmo que palavrões ocasionais não machuquem ninguém, certifique-se de mantê-los sob controle e longe das crianças, que os entendem de forma diferente!
Você concorda com esses dois psicólogos? Você acredita que o xingamento pode ser justificado com essas descobertas ou você o considera vulgar e inaceitável?
Deixe-nos saber nos comentários abaixo e não hesite em compartilhar este post!