Você está frente a frente com um cachorro.
Ele se invoca com você por algum motivo. Rosna, mostra os dentes e late. E de repente ele avança. O que você faz? O que deveria fazer?
Talvez uma situação dessas já tenha passado na cabeça da maioria das pessoas.
Embora sejam os melhores amigos dos homens, os cachorros são animais e agem por instinto. Se você representar uma ameaça para ele, ele atacará você para tentar se defender.
Caso você tenha interesse em aprender como deve reagir frente a uma situação assim, leia abaixo as nossas super dicas!
ANTES DA MORDIDA
1) Normalmente, um ser humano não é mais rápido que um cachorro. Além disso, um cão consegue ter uma resistência maior do que um humano. Dessa forma, permaneça imóvel. Tentar fugir estimulará a agressividade do bicho, especialmente porque você fará gestos bruscos.
2) Evite contato visual. Quando um animal olha em direção a outro em um confronto, isso é sinal de intimidação. Aja de forma submissa e evite olhar para os olhos do cachorro.
3) Não grite com o animal. Isso pode servir para intimidá-lo ou irritá-lo, já que a audição canina é sensível e o seu medo pode ser interpretado como violência.
4) Recue andando para trás. Caso o cachorro seja distraído, especialistas recomendam que você se afaste, sem pressa. Mas jamais vire as costas para o cão: ele pode entender a posição como uma oportunidade de ataque.
5) Ofereça algo para que ele morda. Sem mostrar agressividade, tente oferecer algum objeto com as duas mãos – um cinto, sapato ou peça de roupa. Se o cão tiver recebido adestramento, então ele foi condicionado a morder objetos, de modo que isso pode distraí-lo e dar a você tempo para fugir.
DURANTE A MORDIDA
6) Se o cachorro atacar você, não lute. Inflingir golpes no cachorro pode fazer com que ele passe da fase de defesa para a de abate – ou seja, em vez de apenas assustá-lo ou imobilizá-lo, o cachorro se sentirá intimidado e decidirá, de fato, matar você.
7) Tente minimizar os danos. Dificulte o acesso do cão às suas partes vitais, como cabeça e pescoço. Como sugestão, você pode tentar se encostar em uma parede, protegendo a coluna e se mantendo de pé, para que o cachorro não alcance sua cabeça/pescoço.
8) Agache-se. Assim, você diminuirá a área do corpo exposta à mordida. Abrace os joelhos para proteger a barriga. Encolha o pescoço e encaixe o rosto entre os ombros e os joelhos.
9) Saiba interpretar os sinais do cachorro. Ele parará de atacá-lo quando se cansar. E, se você não tiver como fugir ou pedir ajuda, o melhor jeito é esperar que o animal se canse. Seu rabo também é um bom indicador de energia. Ele agita o rabo para espalhar cheiro e marcar território.
Você já foi atacado por algum cachorro? Conhece alguém que tenha sido? Ajude a difundir informação compartilhando essas informações com os seus amigos!