Quem tem filho sabe e ouve muito de muitas pessoas que ficar pegando o filho no colo toda vez que ele chora não é bom, que vai acostumar mal, que a criança vai aprender a fazer manha e querer colo sempre.
Contudo, de acordo com um estudo divulgado pela Universidade de Notre Dame, não existe mal nenhum em fazer isso, muito pelo contrário, você dar colo e estar ali pelo seu rebento o prepara melhor para o futuro.
Segundo levantamento feito com mais de 600 adultos, aqueles que tiveram em sua vida pais mais carinhosos na infância, demonstraram saber lidar melhor com frustrações e a ansiedade depois que cresceram, se tornando pessoas mais gentis e empáticas.
Educação regada com amor e carinho
Em entrevista cedida ao canal televisivo WQAD, um pediatra da clínica Unitypoint, localizada em Bettendorf, nos Estados Unidos, disse que o que os pais fazem com seus filhos nos primeiros meses e anos de vida realmente impactam e influenciam a forma como seu cérebro se desenvolve. Ou seja, os primeiros anos de vida são cruciais e podem definir como a criança será quando crescer.
O vínculo entre pai e filhos começa justamente nos momentos de carinho e interação positiva, seja quando pegamos no colo ou amamentando quando choram ou até mesmo dando atenção, fazendo gestos de amor, “mimando” com comidinha gostosa ou palavras de afeto.
Deste modo, o médico relata que se o bebês e crianças não têm suas necessidades e/ou expectativas atendidas, seu cérebro irá trabalhar sob estresse, aumentando a tendência de se tornarem adultos mais irritados no futuro.
A realidade é que, ninguém melhor que o pai ou a mãe para entender e saber o que é melhor para seus pequenos. Escutar o coração, educar com amor e carinho é sempre a melhor opção. Isso vai de encontro com uma criação amorosa que possui regras simples e saudáveis, agregando amor, acolhimento, carinho e abordagem positiva na forma de disciplinar.
Não existe mal algum em dar colo, afeto e atenção para seu filho. Muito pelo contrário, você estar ali para ele, só irá fortalecer sua relação e estará permitindo que se torne uma pessoa amada e confiante de si.
Mais artigos sobre bebês e criação:
Bebês que mamam no peito por mais tempo, têm chances de terem uma renda maior quando adultos!
Após ser criticada por amamentar em público, mãe responde com foto e manifesto em rede social
A opinião do Papa Francisco sobre as mães que amamentam seus filhos em público tem impactado o mundo