Uma escultura demanda um profundo trabalho e, dependendo da escolha do material utilizado, força física e persistência.
Uma vez que fica pronta, no entanto, ela tem o poder de encantar pessoas pela sua imponência e detalhes. Seja de pedra ou de madeira, de gesso ou de mármore, uma escultura tem o poder de dar expressão à matéria inanimada. Os escultores dos trabalhos abaixo são verdadeiros gênios da área, e seus trabalhos tiveram como impacto muito mais do que a atração de turistas, mas a revitalização de espaços públicos e a geração de belos legados para as próximas gerações. Inspire-se conosco nesse breve tour que faremos pelo mundo: escolhemos 11 esculturas fantásticas para você!
1. Wonderland (Calgary, Canadá)
Fotografia de Neil Howard
O premiado escultor espanhol Jaume Plensa tem um profundo aprece pela silhueta humana, principalmente pelo formato de… cabeças! Em Calgary, a obra ”Wonderland” (País das Maravilhas) retrata um rosto humano feito de grades, e é possível transitar dentro do rosto, o que permite ver o seu rosto sob um ângulo estrategicamente bonito.
Voltado para frente, o rosto parece encarar (de olhos fechados?) a cidade com serenidade e imponência.
Impossível passar pela frente sem se sentir impactado pela beleza da obra!
2. Pessoas do Rio (Singapura)
De autoria de Chong Fah Cheong, a escultura mostra cinco meninos de bronze organizando-se para pular e brincar no rio Singapura. A expressividade da obra é marcante, e faz as pessoas acreditarem estar testemunhando uma cena real!
3.
Les Voyageurs – Marseilles, FrançaO artista francês Bruno Catalano criou uma série de esculturas de bronze belíssimas em Marselha, para celebrar o prêmio recebido pela cidade em 2013, de capital europeia da cultura.
O conjunto das esculturas foi chamado de ”Les Voyageurs” (Os Viajantes), um presente adorado pelos franceses, e retrata a parte de si que cada viajante deixa para trás ao sair de casa.
Cada uma das esculturas possui um ar intrigante, não só pela parte que parece faltar na silhueta de cada uma, mas também pelo ar etéreo dos corpos humanos, que parecem levitar.
4. De Vaartkapoen – Bruxelas, Bélgica
Criada por Tom Frantzen, a escultura mostra um policial sendo desequilibrado por um homem escondido num canal subterrâneo. A tradução livre do nome da obra significaria algo como ”o canal insolente”, pois os habitantes de Bruxelas, em especial os da comunidade Molenbeek têm um passado rebelde, irreverente e anárquico. É uma bela e divertida homenagem, não?
5. Raindrop (Kiev, Ucrânia)
Criação do talentoso artista ucraniano Nazar Bilyk, ”Raindrop” (gota de chuva) é um belíssimo e sensível retrato de um homem se comunicando com a natureza. Segundo o artista, a obra mostra o diálogo interior de um ser humano, unido à vida pela singela gota de chuva.
6. The Shoes On The Danube Bank (Budapeste, Hungria)
Projetada por Can Togay & Gyula Pauer, ”The Shoes On The Danube Bank” (Os sapatos no banco de Danúbio) remete a um passado triste. A obra remete à memória das centenas de judeus, durante o Holocausto, que foram obrigados a deixar seus sapatos da margem do rio antes de serem baleados. A obra mostra o lado sombrio da humanidade.
7. Diminish and Ascend (Bondi, Austrália)
O neozelandes David McCracken não poupou esforços ao construir uma belíssima escultura com projeção ao infinito para o projeto ”Sculpture by the Sea”. A obra, cujo nome significa ”Diminuir e Ascender”, mostra uma escada em direção ao céu e ao infinito. Não é incrível?
8. Black Ghost (Klaipeda, Lituânia)
Essa imensa escultura de bronze, conhecida como Juodasis Vaiduoklis (em lituânio) ou como Black Ghost (fantasma negro), tem 2,4 metros de altura e foi criada por Svajunas Jurkus e Sergejus Plotnikovas.
A figura misteriosa não tem rosto e segura uma lanterna na mão, enquanto tenta subir pelo dock.
A história por trás da escultura remete ao sexto século, na era dos reis teutônicos; a lenda conta que um guarda do castelo viu um fantasma negro subir pelo dock e este inclusive lhe perguntou sobre os mantimentos da cidade.O fantasma parecia preocupado com o futuro daquelas pessoas e disse que logo as suas reservas de alimento cessariam.
Depois ele desapareceu.9. Freedom Sculpture (Filadélfia, Pensilvânia, EUA)
A Freedom Sculpture (Escultura da Liberdade) foi projetada pelo talentoso Zenos Frudakis e seus seis metros foram realmente concluídos em 2001. Constituída de bronze, a obra retrata a luta pela libertação e a plenitude de um ser vivo ao libertar-se finalmente de todas as amarras.
10. The Force Of Nature (vários lugares do mundo)
O escultor italiano Lorenzo Quinn, após testemunhar a destruição gerada pela força de furacões na Tailândia, no sul dos EUA e em outros tantos lugares do mundo, criou uma série de esculturas de bronze, aço inoxidável e alumínio, intituladas ”Force of Nature” (Força da Natureza).
As esculturas estão espalhadas em diversos países, como Qatar e Inglaterra, e mostra a mãe natureza arremessando o planeta em círculos.
O poder e a fúria da imagem fazem com que lembremos do poder da natureza e da nossa falsa sensação de segurança, apesar disso.
11. Features of Gravity for the Elephant (escultura itinerante)
Foto de Jean-Pierre Dalbéra