Sabe aquela pessoa que está sempre com sono e precisa dormir mais do que os outros para se sentir descansada? Muitas vezes ela é tachada de preguiçosa, mas um recente estudo científico descobriu que esta característica é comum em quem tem um gene específico, conhecido como ABCC9.
A pesquisa, publicada no periódico Nature, analisou dados de 10 mil voluntários, todos Europeus, e conseguiu constatar que pessoas que carregam o ABCC9 precisam dormir, em média, 30 minutos a mais do que as que não têm o gene. Além disso, foi descoberto que a variante existia em um a cada cinco europeus.
Durante o processo, foi coletada uma amostra de sangue de cada participante para que os cientistas pudessem fazer uma análise minuciosa no DNA. Depois, foi feito um questionário que incluíam perguntas sobre os hábitos de sono, a necessidade de usar remédios para dormir e os turnos de trabalho.
Ao cruzar os dados coletados, os pesquisadores conseguiram concluir que todos os pacientes que tinham o gene ABCC9 precisavam dormir mais do que oito horas por dia para se sentirem completamente descansados. As variações no tempo de sono também são influenciadas por causa da idade, estação do ano e ritmos circadianos.