Já foi bem documentado como macacos, particularmente chimpanzés, se assemelham a uma sociedade humana o suficiente para que seja comumente aceito que um primata deve ter sido nosso ancestral comum.
No entanto, às vezes, não percebemos quão próxima a semelhança é, até vermos algo inesperado.
Um vídeo divulgado pelo Tai Chimpanzee Project, mostra exatamente um momento em que apresenta uma cena comovente de mãe e filho que todos os pais do mundo reconhecerão. A mãe chimpanzé está basicamente brincando de avião com seu filho, e até coloca um pouco de “turbulência” no ato!
O vídeo começa com o pequeno chimpanzé sendo levantado no ar graças às pernas da mãe. Então, enquanto segura com segurança os braços do chimpanzé miúdo, a mãe começa a se movimentar para cima e para baixo enquanto agita seu filho.
É algo que a maioria dos pais teria feito com seu filho e sabemos o quão divertido pode ser com a criança, muitas vezes rindo e gritando “De novo!” Com os pais se obrigando, mesmo que suas pernas já estejam queimando com a pressão.
E com o filhote de chimpanzé não é diferente, embora não possa gritar de alegria, é óbvio que mãe e filho estão se divertindo. Quem está atrás da câmera até dá uma pequena risada, provando que é algo que podemos nos relacionar facilmente.
Isso continua por vários segundos até que finalmente, a mãe puxa seu filho em direção a ela e dá um grande abraço. Ownnnti!
É apenas algo que vai derreter seu coração e fazer você querer pegar seu filho e começar a brincar com ele!
Os chimpanzés jovens levam 13 anos para se tornarem adultos, o que significa que as mães passam muito tempo com seus filhos. Considerando que o tempo médio de vida dos chimpanzés é de 50 anos, esse é um longo período.
Este longo vínculo mãe-filho é incomum no reino animal. Tartarugas marinhas, por exemplo, nem conseguem ver suas mães e são deixadas sozinhas assim que nascem. Comparado a isso, quase se pode imaginar jovens chimpanzés como esse que ainda vive com seus pais.
De qualquer forma, podemos agradecer ao Tai Chimpanzee Project por essa incrível filmagem.
Sua equipe qualificada inclui Ph. D. , titulares, estudantes, assistentes internacionais de pesquisa e pesquisadores.Eles apenas observam os primatas em seus habitats naturais para que possam documentar o funcionamento interno da sociedade dos chimpanzés com o mínimo de interferência possível.
Ocasionalmente, eles conseguem capturar pequenas jóias como esta.Assista o vídeo adorável abaixo!
O projeto os vê supervisionando 100 animais espalhados por três diferentes habitats vizinhos. É muita área para cobrir, mas as pessoas dedicadas da equipe estão determinadas a estudar de perto como a sociedade dos chimpanzés reage aos diferentes estímulos à sua volta.
E isso é tão bom que esperamos testemunhar momentos ainda mais emocionantes que nos lembram como os humanos são relacionados com essas criaturas.
Quem sabe, vamos pegar alguns deles brincando de pega pega na próxima vez?