Você sabia que, em média, nós passamos 25 anos da vida dormindo?
Não, não fique triste! Isso é, na verdade, muito importante e necessário. Através do sono, recuperamos energia, espairecemos ideias, melhoramos o funcionamento do nosso corpo, liberamos hormônios e substâncias importantes e possibilitamos o pleno funcionamento do cérebro.
No entanto, a posição que escolhemos para dormir também é um detalhe importante. Você já pensou sobre isso?
Então confira os aspectos positivos e negativos de cada posição para se dormir:
Posição do tronco
Nesse caso, a pessoa deita de lado com ambos os braços mantendo linhas retas. É preferível dormir do lado esquerdo para permitir que os órgãos vitais repousem.
Essa posição evita dores nas costas e no pescoço, e é a posição de sono mais adequada para mulheres grávidas. Nela, a coluna vertebral ganha suporte em sua curvatura natural.
Em termos de desvantagens, como a parte superior da perna não recebe apoio suficiente, há chances de desenvolver dor nas costas ou quadril. Além disso, em alguns casos, pode surgir dor no pescoço.
Para solucionar eventuais desconfortos, você pode usar um travesseiro grande para não sobrecarregar o pescoço, e pode colocar um travesseiro entre as coxas para apoiar a perna superior.
Posição do soldado
De longe, essa é a melhor posição para se dormir, pois nela a coluna vertebral está devidamente descansada e não há sobrecarga de nenhuma parte específica do corpo. A postura é similar à Savasana, no yoga.
Além da vantagem de ser uma posição que possibilita o descanso da coluna vertebral, do pescoço e dos braços, essa postura reduz o refluxo gástrico, combate a insônia, reduz as possibilidades de ter dores de cabeça e evita as rugas faciais.
Em termos de desvantagem, essa postura pode agravar o ronco naqueles que sofrem de apneia do sono, além de poder causar dor lombar e não ser aconselhável para o feto.
Para solucionar algum desconforto que você sinta ao dormir nessa posição, você pode colocar um travesseiro grande por baixo da parte posterior dos joelhos, pois isso ajudará a apoiar melhor a curva natural da parte inferior das costas.
Posição de Yearner
Nessa posição, a pessoa dorme de lado com as pernas levemente flexionadas, braços estendidos e com a cabeça de lado.
Essa posição evita dores no pescoço e nas costas, além de aliviar a acidez estomacal e permitir que o corpo elimine os resíduos do funcionamento cerebral de forma mais eficiente e diminui o risco de desenvolver transtornos como os males de Alzheimer e de Parkinson.
Estudos também demonstraram que quem dorme nessa posição acorda menos à noite, talvez pela sensação de conforto proporcionada ao corpo.
No entanto, essa posição também apresenta desvantagens: ela restringe o fluxo adequado de sangue e faz pressão sobre os nervos, o que pode provocar dor nos ombros e braços; além disso, a pressão pode afetar órgãos internos como estômago, fígado e pulmões.
Por fim, o posicionamento pode afetar a forma dos seios e causar envelhecimento precoce da pele.
Para evitar esses malefícios, você pode colocar no travesseiro uma fronha acetinada para para reduzir as possibilidades do surgimento de rugas, e colocar um travesseiro entre os joelhos para apoiar a perna superior.
Posição estrela do mar
Esta posição é uma variação da posição de soldado. Nela, a pessoa deita de costas, mas com os braços para cima, na altura da cabeça. Essa posição é boa para descansar a coluna vertebral e o pescoço, também cura a insônia e reduz as chances de dores de cabeça.
Nessa posição, o estômago pode descansar na parte de baixo, fazendo com que as substâncias presentes nele não voltem a entrar no esôfago.
Assim como na posição anterior, há chances de agravamento do ronco. Além disso, dormir com os braços abertos pode fazer pressão sobre os nervos do ombro, causando dor.
Para solucionar eventuais desconfortos, você pode evite usar travesseiro ao dormir nessa posição, para permitir que cabeça, pescoço e coluna repousem numa postura natural.
Posição de queda livre
Deitar de barriga para baixo não é uma boa posição para dormir, e a maioria dos especialista afirma que é melhor evitá-la, pois ela provoca uma tensão na coluna vertebral, na região da lombar e no pescoço. Além disso, essa posição coloca os órgãos internos numa situação de estresse desnecessária.
Por fim, como a circulação sanguínea no rosto é interrompida, provoca o desenvolvimento de rugas precoces. O único aspecto positivo dessa posição para dormir é que, em alguns casos, ficou provado que ela diminui os roncos naqueles que sofrem de apneia do sono.
Se você não consegue dormir de outro jeito, tente virar de lado e colocar um travesseiro entre o estômago e o colchão, pois isso amenizará a posição e não sobrecarregará o seu corpo.
Posição fetal
Nela, a pessoa deita de lado com os joelhos flexionados em direção ao peito, com o queixo inclinado para baixo. É a posição mais adotada por mulheres.
Em termos de vantagens, essa posição reduz os roncos consideravelmente, é muito boa para mulheres grávidas e pode ajudar a reduzir o refluxo gástrico.
Em termos de desvantagens, quando a curvatura é acentuada, pode criar uma tensão no pescoço e nas costas, causando dor. Essa posição, assim como as outras que exigem deitar de lado, podem causar rugas e afetar o formato dos seios.
Uma das soluções possíveis para eventuais desconfortos é usar um travesseiro firme para apoiar a cabeça e, se possível, alternar os lados no decorrer da noite.
E aí, qual é a sua posição preferida para dormir? Conhece alguém que dorme numa posição muito bizarra, que não consta nos exemplos acima? Acha que conseguiria mudar a posição em que dorme sem dificuldades? Deixe seu comentário! E não se esqueça de seguir a nossa página para ler mais posts como este :)