Tomar um delicioso sorvete depois de um dia difícil alegra a vida de qualquer um, deixando tudo mais leve e mais doce.
Pensando nisso, cientistas da Universidade de Santa Catarina decidiram criar uma versão desta guloseima que, além de deliciosa, pode ajudar muitos pacientes de câncer durante o momento mais delicado do tratamento: a quimioterapia.
Depois de muita pesquisa, eles conseguiram criar um sorvete que ameniza os efeitos colaterais debilitantes da quiomio. A iguaria age especificamente no combate às náuseas, à perda de apetite e às feridas que podem aparecer na boca e no aparelho gástrico dos pacientes, promovendo a perda de peso e a dificuldade de alimentação adequada.
O sorvete tem a aparência igual a de qualquer outro, mas sua composição é totalmente pensada para que sirva de complemento alimentar, trazendo ingredientes fundamentais como azeite de oliva, que é uma gordura altamente nutritiva, fibras e proteínas. Os sabores são bastante comuns e muito populares: chocolate, morango e limão.
Por ter um sabor doce e familiar, os pacientes ingerem com maior facilidade. A temperatura do sorvete ajuda a combater as feridas e os ingredientes carregam um valor nutricional que ajudam a complementar a alimentação. Durante um ano, a guloseima foi testada por médicos no Hospital Universitário da UFSC e os resultados são considerados bastante positivos.
VÍDEOS RECOMENDADOS:
10 sinais de que a sua circulação sanguínea está com baixo índice de oxigênio
Saiba mais sobre a psoríase: sintomas e fatores de risco