Esse artigo é um relato sobre a efetividade do método do cone (ou vela) em chamas para remover a cera do ouvido.
Se você se interessa, não deixe de ler o relato completo!
Eu resolvi recorrer aos cones em chamas como a única opção válida para resolver o problema da cera que bloqueava o meu ouvido. Há um ano, minha orelha esquerda ficou completamente bloqueada de cera e eu não conseguia mais ouvir nada. Eu tentei vários métodos, mas todos foram ineficazes e pioraram a minha condição. Eu finalmente desisti deles e decidi procurar um especialista.
O especialista ficou apavorado com a quantidade de cera acumulada no meu ouvido. Ele então usou um pequeno vácuo para removê-la. Foi tão bom, era um sentimento ótimo que eu nunca havia tido na minha vida. Minha audição retornou e fiquei muito satisfeito por poder ouvir depois de tanto tempo. Mas então o especialista disse algo que me derrubou.
Ele disse que algumas pessoas tem a tendência de terem seus ouvidos bloqueados mais do que outros e que meu caso era bem sério. Dito isso, ele avisou que provavelmente aquilo não era o fim do meu problema e que eu eventualmente teria que repetir o processo todo ano pelo resto da minha vida. Foi difícil saber disso, mas também me fez pensar se não podia haver uma solução permanente.
Um ano se passou e, assim como o esperado, o mesmo ouvido começou a mostrar os mesmos sintomas de estar bloqueado novamente. Foi daí que eu decidi que já era hora de procurar por uma outra opção. Foi nessa procura que descobri sobre os cones (ou velas) em chamas.
De acordo com a informação da revista NCBI: “A vela em chamas é um processo no qual uma vela oca é colocada no canal auditivo externo. No fim do procedimento, uma substância cerosa marrom é encontrada dentro da vela. Acredita-se que essa substância seja fragmentos de cera e bactérias“.
Uma mulher muito receptiva chamada Karen me ofereceu o serviço através de uma companhia chamada Wellbody. Depois que a vela é colocada em sua orelha, você não faz mais nada além de esperar que a fumaça desça.
Espera-se que a fumaça que desce pela vela afrouxe a cera. Embora tenha funcionado perfeito para mim, Karen disse que esse processo não é apropriado para todos. Algumas pessoas devem procurar outros métodos, mas lembre-se de não fazer nada que possa machucar o seu ouvido.
No fim do processo, eu havia recuperado minha audição completamente. Eu também me senti mais leve, como se a cera estivesse pesando no meu ouvido.
Tenho certeza absoluta de que o processo me ajudou a ouvir melhor ao me livrar de toda aquela cera. Apesar de não ser permanente, estou preparado para fazê-lo de novo sempre que sentir meu ouvido congestionado. Eu me senti bem e relaxado e foi um processo muito melhor do que o feito com um especialista.
Você acha que esse processo usando um cone ou uma vela em chamas é prejudicial ou útil? Conta pra gente nos comentários!
Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para mais histórias como essa!!