O desfecho de uma dramática história que moveu o mundo nos últimos dias não poderia ser mais positivo.
Diante de uma situação em que parecia quase impossível sair com vida, 12 garotos de um time de futebol e seu treinador não só sobreviveram, como se encontram saudáveis.
Tudo começou no dia 23 de junho, quando os jogadores do time de futebol “Javalis Selvagens”, e seu treinador, acabaram ficando presos em um complexo de cavernas na província de Chiang Rai, norte da Tailândia, após um treino. Enquanto exploravam o local, uma chuva forte inundou os túneis e acabou fazendo com que o grupo ficasse preso por lá.
Foi só no dia 2 de julho, 9 dias depois, que um grupo de mergulhadores britânicos encontrou os jogadores e o treinador.point 98 | Eles estavam há vários quilômetros da entrada do complexo, em um banco de lama de uma câmera parcialmente inundada.point 195 | Para retirá-los de lá com vida, as autoridades traçaram um plano de resgate, no qual eles foram retirados um a um, com o auxílio de experientes mergulhadores tailandeses e estrangeiros.point 351 |
A operação começou na manhã de domingo, 8 de julho, e durou até terça-feira, 10.point 66 | 1
Com idades entre 11 e 16 anos, os garotos não tinham qualquer experiência com mergulho, mas aprenderam rapidamente o que fazer. O risco da operação era tamanho que um dos mergulhadores acabou falecendo durante a missão. Durante 72 horas, das quais houveram pausas de 10 a 14 horas para que os tanques de oxigênio fossem recarregados, os garotos foram sendo retirados em segurança. 4 no domingo, 4 na segunda e os últimos 4 e o treinador na terça. Cada viagem levou em média 10 horas.
Mas, tudo deu certo no final. Os garotos e o técnico foram levados ao Hospital Chiang Rai e passam bem. Os 4 primeiros a serem resgatados já se levantam sozinhos e fazem refeições normalmente. Eles já estão recebendo visitas dos familiares, embora precisem ficar cerca de 2 metros de distância dos meninos e usar vestimentas hospitalares.
O segundo já pôde se desfazer dos óculos de sol que eles tiveram que usar devido ao enorme período que passaram em completa escuridão, falam normalmente e também já podem receber a visita dos familiares, nas mesmas condições do primeiro grupo.
O último grupo, que também conta com o técnico de 25 anos, ainda está isolado por um vidro, mas todos passam bem. Todos perderam uma média de 2kg durante o período em que estiveram presos, mas se encontram bem de saúde.
A mídia local divulgou vídeos e fotos onde os garotos podem ser vistos sorridentes e se recuperando, o que encheu o coração das pessoas de esperança:
ภาพพ่อหนุ่มทีมหมูป่า ณ รพ.เชียงรายฯ เริ่มสดใสร่าเริง? pic.twitter.com/sgLH12prLe
— Dhiravath Suantan (@ARMdhiravath) July 11, 2018
VIDEO of the #thamluang #thaicaverescue boys in hospital – distributed by the Thai Government’s Incident Command Press Centre – has been released. Wow. pic.twitter.com/WMDF7tPIUO
ADVERTISEMENT — James Massola (@jamesmassola) July 11, 2018
Estamos esperando por uma recuperação completa!
Vídeo recomendado: Contornar a morte é possível: 10 pessoas que viveram para contar a história
Vídeo recomendado: Menino é enviado à emergência às pressas depois de comer hambúrguer feito por sua mãe