Uma espécie rara que só foi vista uma vez nos últimos 90 anos foi fotografada por um turista britânico.
O Canguru de Árvore de Wondiwoi é uma das criaturas mais raras e menos vistas do mundo e está na lista das 25 espécies mais procuradas. Porém, embora todos acreditassem que o animal estivesse supostamente extinto, o fotógrafo Michael Smith, um turista de 47 anos de Farnham que estava de férias em Papua Ocidental, na Indonésia, tirou uma foto que surpreendeu a todos: O Canguru de Árvore ainda existe entre nós.
Esse animal bastante fofo foi visto pela última vez em 1928 e nunca havia sido fotografado antes. Smith estava em uma expedição de duas semanas na área tentando encontrar uma nova espécie de orquídea, mas, em vez disso, descobriu algo que é ainda mais significativo.
O fotógrafo e sua equipe começaram a suspeitar que o animal pudesse estar pela região quando viram marcas de garras em algumas árvores, mas ainda assim ficaram muito surpresos quando o viram em cima de uma árvore. Muitos especialistas em vida selvagem acreditavam que toda essa espécie estava extinta e isso apenas nos mostra que nem sempre os especialistas estão cobertos de razão.
Michael disse: “Ele estava escondido lá, nos espiando, tentando se esconder. Senti-me aliviado. Estava começando a pensar que teria que ir para casa e explicar que voltei das montanhas de Wondiwoi sem encontrar nada. Eu fiquei tão nervoso que tive que tentar me acalmar – ele desabafou – Aquela era uma espécie muito rara, podia ser a última que existe“.
E ainda não acabou. Michael pretende voltar no próximo ano para tentar montar armadilhas fotográficas e investigar mais essa criatura. Ele até mesmo planeja conseguir levar um pouco do cocô do Canguru de Árvore de Wondiwoi para ser estudado na Inglaterra.