Eles são rápidos, baratos e vendidos em inúmeras opções diferentes de sabor.
Em suma, macarrão instantâneo é perfeito para pessoas ocupadas e/ou com o orçamento limitado.
No entanto, a pesquisa do Dr. Braden Kuo, médico do Massachusetts General Hospital, pode abalar seu amor por macarrão instantâneo. Ele fez um pequeno experimento, cujos resultados são surpreendentes.
Kuo usou uma câmera em miniatura para observar o que acontecia no estômago e no trato digestivo após a ingestão de macarrão instantâneo.
Ele descobriu que esses alimentos não possuem nutrientes, mas são muito ricos em aditivos, como a hidroquinona terciária de butilo (BHQT), que é um conservante tóxico.
O BHQT vem da indústria do petróleo, e seu papel é prevenir a oxidação de gorduras e óleos para prolongar a vida dos alimentos processados. Também é encontrada em perfumes, esmaltes e inseticidas. Encantador, não?
Mulheres principalmente prejudicadas
Os riscos são ainda maiores para as mulheres que consomem uma grande quantidade desses alimentos. Os macarrões instantâneos favorecem a síndrome metabólica ou síndrome X, o que pode aumentar o risco de AVC, diabetes tipo 2 e distúrbios cardíacos que apenas um exame de sangue pode detectar.
Mas não entre em pânico ainda. O consumo ocasional dos miojos permanece seguro. No entanto, se você puder evitar comê-los, evite; se é muito apaixonado por massas, compre preferencialmente as frescas ou integrais. Os macarrões instantâneos têm quase nenhum valor nutricional, com muito pouca proteína, vitaminas e minerais. No entanto, o nível de açúcar é alto, o que não ajuda em nada o controle de peso.
Lembre-se: cuide bem do seu corpo. Ele é a sua verdadeira e mais importante morada.
E você, continua fã destes macarrão mesmo assim?