Nossas tradições de natal são tão “enraizadas” por assim dizer que as vezes esquecemos que em outros lugares do mundo os costumes e festividades podem ser completamente diferentes do nosso.
Afinal, o que é comum aqui pode ser totalmente atípico do outro lado do planeta não é mesmo?
Por exemplo, você sabia que na Noruega durante o Natal as pessoas escondem suas vassouras? Se trata de uma tradição e crendice que perdura há séculos. Há muito tempo atras, acreditava-se que nesta época do ano, espíritos malévolos e bruxas saiam em busca de vassouras para voarem. Por isso, até hoje, algumas pessoas por lá escondem as suas vassouras em locais seguros dentro de casa.
Preparamos uma lista com alguns outros costumes e tradições que você pode conferir abaixo:
Em Caracas, na Venezuela durante a véspera de Natal, as pessoas vão a igreja pela manhã, mas de … Patins! Esta irreverente e peculiar tradição é tão popular que neste dia as ruas são fechadas para carros passarem, de maneira que todos possam deslizar em seus “rollers” de maneira segura. Depois de tanto exercício, todos se fartam com uma generosa ceia à base das típicas tamales que nada mais são do que massas cozidas a vapor com recheios variados.
Na Holanda o natal é comemorado no dia 6 de dezembro que é o dia de São Nicolau, nesta data ocorre a troca de presentes e a ceia. O papai Noel holandês é chamado de Sinterklaas e vem montado em um cavalo branco acompanhado de seu ajudante Zwarte Pieten que também limpa chaminés. Sinterklaas carrega consigo um livro de ocorrências onde registra as ações das crianças, sejam elas boas ou más.
Na Alemanha os preparativos começam quatro semanas antes do natal efetivamente. Lá eles têm uma tradição interessante que é a Adventskranz, uma coroa natalina composta de 4 velas e que são acesas todo domingo. Além disso, fazem a entrega de presentes no dia 24, ceia no dia 25 com pratos típicos e vinhos quentes e relaxam no dia 26 que é feriado nacional.
Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, todos se preparam para a chegada do papai noel, sendo que o Rockafeller Center expõe sua própria arvore de natal em frente à famosa pista de patinação no gelo, enquanto a 5ª e 6ª Avenidas se enchem de luzes com vitrines super decoradas e atraentes.
A Radio City, tem um espetáculo que perdura desde 1933, com dançarinas – as rockettes – e obviamente, o papai noel também.
Assim como nos filmes, as famílias se reúnem para montar as arvores, com a escolha de um pinheiro e a parte mais bonita, se não tocante do natal americano: os ornaments, que nada mais são do que enfeites personalizados e que contam a história da própria família e suas conquistas, seja o primeiro emprego, aniversario de casamento ou qualquer lembrança e comemoração relevante.Na Austrália, assim como aqui é quente nessa época do ano e por isso eles costumam comemorar fora de casa, por exemplo tem o Carols at Candlelight, as pessoas vão para os quintais de sua casa e cantam cantigas de natal à luz de velas sob as estrelas.
Na Finlândia a tradição natalina é diferente dos demais países europeus. Lá, é comum visitarem cemitérios e curtir uma sauna.
Na Suécia, aparentemente eles exibem na tv o mesmo especial de natal do pato Donald, “Pato Donald e seus amigos desejam um Feliz Natal” (Kalle Anka och hans vänner önskar God Jul) todo dia 24. Um detalhe: a tradição já perdura há mais de 50 anos.
No Japão, eles começaram a aderir a tradição de comer frango frito do KFC no natal. Além disso, lá é comum encontros românticos serem marcados no dia 24, onde o casal compra um bolo para comer juntos. Mas voltando ao frango, como os japoneses em sua maioria são budistas ou xintoístas, o natal lá não é celebrado da maneira convencional como aqui, não em sua maioria pelo menos. Lá muitas redes de fast food possuem um cardápio próprio para essa época do ano.
Lembrando que cada país tem mais de uma tradição e só colocamos uma ou algumas delas, ou seja, o compilado aqui não se resume à só isso.