Se você ainda não tirou seu passaporte por uma razão ou outra, ou conhece alguém que precisa tirar, espalhe a boa notícia, porque de agora em diante, tirá-lo será bem mais fácil e menos burocrático.
O programa Brasil Eficiente do governo viabilizou a redução da quantidade de documentos necessários para o processo – ou seja, muito útil para quem ainda não tirou mas pretende viajar ano que vem!
Agora você precisará apresentar menos documentos
Pelo que foi informado pela Casa Civil, o sistema simplificado para emissão de passaportes será disponibilizado até o fim deste ano.
“A Polícia Federal já está preparada para receber os dados da Justiça Eleitoral e da situação militar. Resta então apenas a conclusão de adaptações e testes para que seja finalizada a integração com o Sistema Nacional de Passaportes”, se manifestou o órgão, por meio de sua assessoria de imprensa.
No site oficial da Polícia Federal na seção de emissão, explica que o sistema simplificado ainda está em fase de testes e por enquanto, ainda vigora as regras de apresentação de mais documentos.
O que irá mudar
Quando finalmente entrar no ar, a nova regra excluirá a apresentação de certificado de reservista, comprovantes de quitação eleitoral e de pagamento da taxa, que, atualmente, é de R$ 257,25 (mas ela continuará existindo).
Tudo estará armazenado e acessível em um banco de dados elaborado pelo Governo. Deste modo, se espera que a emissão do passaporte seja mais célere e menos trabalhosa para todos os lados.