Você já deve ter ouvido falar sobre os hormônios e sua importância, mas pode não entender completamente o quão necessários eles são para o bom funcionamento do seu corpo.
Portanto, saiba que você deve se preocupar com eles, assim como se preocupa com o resto do seu corpo.
Quando se trata de cuidar do seu corpo, uma coisa que você precisa saber é se há algum problema com a sua tireoide. Fique atento a qualquer sintoma que possa estar associado a doenças da tireoide, pois são as ocorrências mais frequentes dos distúrbios endócrinos.
Entre os distúrbios da tireoide, o hipotireoidismo e o hipertireoidismo são os mais comuns, afetando cerca de 4,6% e 1,2% da população dos Estados Unidos, respectivamente.
Se você acredita que a prevenção é o melhor caminho, continue lendo para saber como detectar sintomas e causas dessa doença.
Tipos de sintomas:
1. Hipotireoidismo
Nesse transtorno, sua glândula da tireoide é pouco ativa e sua circulação sanguínea não obtém a quantidade necessária de hormônio da tireoide. O sintoma mais comum para diagnosticar este transtorno é o rápido aumento de peso.
Esse distúrbio também retarda o metabolismo e a função geral do corpo. Por isso, a lentidão, fadiga e até a constipação são outros sintomas que apontam para o hipotireoidismo. Uma vez que o ritmo do seu corpo diminui, muitas vezes você se sentirá cansado e com mais frio do que o habitual.
2. Hipertireoidismo
Esse transtorno é o completo oposto do outro. Alguém que sofre de hipertireoidismo tem glândulas que produzem muito mais do que a quantidade necessária de hormônios e os liberam no sangue.
Isso faz com que o metabolismo acelere, o que pode levar a sentimentos de irritação, ansiedade e nervosismo. A pessoa pode até mesmo se sentir hiperativa, o que pode causar problemas no sono, bem como fraqueza muscular.
Causas:
Às vezes, o corpo confunde células da glândula tireoide e suas enzimas como uma ameaça. Tal condição é chamada Tireoidite de Hashimoto. Isso geralmente é causado por nódulos que se formam em cima da tireoide, que crescem e aumentam a entrada do hormônio da tireoide.
Detecção e Tratamento:
Se você notar algum dos sintomas acima mencionados em si mesmo ou em outra pessoa, não se esqueça de marcar uma consulta com seu médico. O teste é bastante simples. O médico irá lhe pedir um exame de sangue para descobrir o que há de errado. Não há nada com o que você precise se preocupar, pois o tratamento também é simples. Você precisará tomar um remédio para combater os efeitos da tireoide ou até mesmo hormônios sintéticos como a levotiroxina.
Em alguns casos, outros fatores também precisam ser levados em consideração.Estes incluem toxinas, dieta, infecções intestinais ou até mesmo estresse. Se o médico achar que pode ser um transtorno autoimune, ele pode até considerar coisas como sensibilidades alimentares ou digestão.
Certos nutrientes são necessários para o bom funcionamento da glândula tireoide, portanto é possível que as deficiências nutricionais, especialmente as que envolvem zinco e selênio, também possam ser consideradas.
O sistema endócrino do nosso corpo é muito bem integrado, portanto é importante verificar outros hormônios também, como os hormônios sexuais e talvez até mesmo o cortisol.
O que você achou do artigo? Deixe seu comentário abaixo para que todos possam saber!!!
Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para mais histórias como essa!!