O amor é lindo, e traz um sentimento incrível. Provavelmente é o sentimento mais indescritível e profundo que alguém pode sentir. E todo mundo tem capacidade pra isso. No entanto, há diferenças entre estar apaixonado por alguém e amar essa pessoa. Você já pensou nisso?
Você pode escolher quem ama, mas estar apaixonado nunca é uma escolha.
Assim, está dentro do seu poder escolher em quem confiar o seu amor, e quando essa escolha não funciona do jeito que você pensou, então você ganha ao libertar-se dessa ligação.O mesmo princípio não pode ser aplicado no caso de uma paixão avassaladora.
Aconteça o que acontecer, você simplesmente está preso naquilo, desejoso, ansioso. Você não consegue deixar a pessoa, não importa o quanto você tente. Parece que uma separação entre vocês dois mataria algo dentro de você.É por isso que a paixão costuma ser menos saudável e mais intensa que o amor, pois este conta com mais calmaria e demanda tempo para a construção de uma dependência real.
Além disso, o amor é capaz de se desapegar, se isso significar um ganho conjunto.A paixão, pelo contrário, não aceita abrir mão.
O amor significa zelo, afeto, carinho, cuidado, cumplicidade, companheirismo, lealdade, mas estar apaixonado significa urgência, prioridade, desejo, fome, compulsão.
Quando você ama, você sempre deseja o melhor para a outra pessoa.
Apaixonado, você demanda reciprocidade e exige do outro uma série de idealizações. Uma pergunta a fazer é: amar alguém implica que você sacrificará tudo por ele? Para um apaixonado, essa pergunta parece óbvia: é claro que vou.Para quem ama, essa pergunta não faz muito sentido: se você tiver que sacrificar tudo e se prejudicar, provavelmente a outra pessoa se sentirá mal também, pois se importa igualmente com você.
O que é melhor para um, normalmente é melhor para os dois.Quando isso não acontece, o casal que se ama é capaz de conversar e encontrar uma saída para o impasse.
A paixão pode acabar, mas o amor não tem fim: a paixão pode acabar em qualquer momento, quando as partes envolvidas não se sentem mais desejosas uma pela outra.
Pesquisas nos Estados Unidos revelaram que cerca de 50% das pessoas casadas procuram divórcio de um a dois anos depois.
Acontece no final da lua de mel, por exemplo, quando os dois começam a ter desafios em suas vidas cotidianas, brigando muito e confrontando suas diferenças.Logo, eles não se interessam mais um pelo outro, marcando o fim da paixão.
No entanto, amar significa suportar os desafios e trabalhar com as diferenças, a fim de que as duas almas gêmeas possam permanecer juntas. Se não houver forma de resolver os problemas e a separação for iminente, as duas partes conservam carinho e consideração uma pela outra.É impossível esquecer alguém que realmente se ama.
Estar apaixonado por uma pessoa significa que você sempre valoriza e precisa da presença dela do seu lado. Amar é mais equilibrado: você sabe que seu parceiro precisa de um tempo consigo mesmo, e respeita isso – desfrutando, você também, da sua própria companhia.
A paixão é algo rápido, como fogo ardendo na lenha, enquanto amar é como ser diariamente aquecido pelo sol – muitos altos e baixos estão associados ao amor, que abrange um período de tempo mais longo, com emoções mais complexas.
A paixão pode durar alguns meses ou anos, mas quando um problema surge, ela pode desaparecer facilmente, como se a história do casal não tivesse sido assim tão significativa, insubstituível.Nesse sentido, ela só pode ser comparada a uma montanha-russa, com o seu término abrupto.
Agora, quando você ama alguém, você sempre ficará junto dessa pessoa, não importa o que aconteça no seu relacionamento. De alguma forma, você é grata a ela e a respeita, ainda que vocês duas não deem certo juntas.
Quando você confronta alguém, perguntando o que essa pessoa ama particularmente em você, ela responde que ama a sensação que você causa nela.
A resposta não está errada, mas indica paixão.
Por outro lado, se a sua principal preocupação em um relacionamento é como os dois se sentem, considerando também os sentimentos do seu parceiro, então você está amando de verdade. Você também pode dizer que o amor verdadeiro é altruísta e sabe reconhecer a importância dos sentimentos do outro.O paixão denota o desejo de agradar o próprio ego e se apropriar do bom que o outro tem a oferecer, enquanto amar denota parceria e construção: aqueles que querem que o mundo inteiro saiba que vocês estão juntos e pertencem um ao outro estão apenas apaixonados – e podem até tratar você como uma propriedade, constantemente reafirmando a falsa ideia de posse.
Além disso, a paixão cobra para que a outra parte corresponda a um ideal específico, por isso ela é tão facilmente quebrada: baseada em um encanto, qualquer desilusão apaga a chama crepidante da paixão.
Enquanto isso, o amor aceita a complexidade do outro, incluindo os seus defeitos, e não ignora as suas vontades e sentimentos.
A paixão é sempre uma batalha desafiadora, mas amar é algo calmo e natural.
Na maioria das vezes, você vai ouvir as pessoas se queixarem sobre o quão difícil está o seu relacionamento, e há uma verdade amarga nisso, pois de fato temos dificuldade em nos relacionar de maneira 100% saudável com os outros.Se você está amando alguém verdadeiramente, provavelmente não se identificará com esses relatos (ao menos não inteiramente).
Por outro lado, se você acha difícil o seu namoro e se esforça muito para evitar brigas, há um problema. É claro que na vida de um casal que se ama nem tudo é cor de rosa: há desafios associados à convivência, mas também há disposição para construir conjuntamente uma solução.Por onde você gostaria de começar?
Por fim, destacamos esse trecho da música Preta da Quebrada, da cantora Flora Matos:
Saber como nos posicionar internamente
pra que qualidades naturais brotem
sem a gente precisar entrar em acordo
sem eu te dizer assim “Você vai me amar por 20, 30, 40, 50 anos?”
Certamente a pessoa vai te amar pra sempre.ADVERTISEMENT
Mas talvez não da forma como a gente gostaria, não do esquema em que a gente gostaria.
As coisas vão mudando, as faces do amor podem mudar, mas a gente não sabe, a gente não sabe se relacionar
com essa realidade nessa perspectiva né? Da liberdade.ADVERTISEMENT
Isso é convite pra ser adulto.
Nós não vamos mais controlar a vida
pra nós sermos felizes. Nós vamos nos responsabilizar pela nossa felicidade
de forma autônoma, nos conhecendo.
E como seres maduros, adultos
a gente vai dar liberdade
pras pessoas serem o que elas são
e o que elas podem ser.ADVERTISEMENT Isso é amor.