Quem sofre deste mal sabe bem como é, os olhos ficam coçando, nariz escorrendo e muito espirros um atrás do outro.
Ah rinite alérgica, você e suas crises são um árduo fardo de se carregar, principalmente quando a estação muda, em contato com poeira então, nem se fala.
Contudo, existem boas notícias e motivos para comemorar: existe uma vacina pra rinite! E ela foi desenvolvida por quem entende bem como é sofrido ter uma: os brasileiros.
Trívia rápida: sabia que a rinite ataca mais de 2 milhões de compatriotas por ano?
O responsável por este feito é o médico paulista Edmir Américo Lourenço, da Faculdade de Medicina de Jundiaí, de São Paulo, ele começou a produção desta vacina nos 80 e passou a testá-la só em 2005. E o melhor é que: 79% dos pacientes que participaram do teste afirmaram que os sintomas foram embora!
281 pacientes com idade entre 3 e 69 anos que sofriam de rinite alérgica passaram pelo estudo, inclusive, alguns também sofriam com sintomas de asma. Após testar a sensibilidade cutânea dos voluntários, foi verificada um tipo de substância, causadora da alergia (ácaros, pólen, fungos, penas ou pelo de animais), com isso, o médico produziu uma vacina para cada paciente, usando como técnica a imunoterapia.
No período de 14 meses, eles receberam mais de 30 vacinas, junto a pequenas quantidades de alérgenos, as quais foram aumentando gradativamente. E o resultado positivo foi possível de ser notado já de início, quando os pacientes não ficaram mais com o nariz entupido.
Contudo, vale ressaltar que, somente um profissional capaz e especializado na área é capaz de afirmar se a vacina é indicada para o seu caso, uma vez que ela é mais eficaz em pacientes alérgicos a poucas substâncias e costuma funcionar melhor em pacientes que produzem os anticorpos do tipo Imunoglobulina E.
Mas afinal, onde você pode encontrar esta vacina?
Esta vacina já está disponível em alguns hospitais públicos, contudo, são poucos os locais que oferecem este tipo de tratamento, então, o mais comum é encontrar em clínicas particulares.
O má notícia é que no particular esta vacina custa uma pequena pequena fortuna, sendo seu preço entre 6 mil a 12 mil reais por ano, e o tratamento pode durar cerca de cinco anos, ainda que a duração média seja de 14 meses. Ou seja, haja dinheiro!
Importante: a imunoterapia não cura totalmente a rinite alérgica, mas ajuda muito a amenizar seus efeitos, de maneira que se consideram um enorme avanço na ciência pois garante ao paciente vários anos de alívio.