Assim como o cabelo e a pele, as unhas também são uma janela para nossa saúde geral.
Elas normalmente parecem rosa no leito ungueal e brancas a partir do ponto em que crescem, mas também podem rapidamente mudar de forma e cor. Tais transformações são freqüentemente um sintoma de uma condição subjacente que deve ser tratada imediatamente.
Portanto, cuidar de suas unhas e reconhecer suas mudanças vai muito além da estética. Algumas alterações nas unhas nunca devem ser ignoradas, pois podem indicar uma condição séria que precisa de uma solução rápida.
Aqui estão os sinais mais comuns para você estar atento!
Unhas Descoloradas
Além de uma infecção fúngica, a descoloração das unhas ou a presença de uma linha escura pode ser o resultado do melanoma, um tipo perigoso de câncer de pele.
NarinNonthamand / shutterstock.com
Unhas roídas
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria categoriza o roer da unha como um sintoma prevalente de TOC, transtorno obsessivo-compulsivo.
BenHarding / shutterstock.com
Unhas Brancas/Manchadas
Ao contrário do antigo mito, as manchas brancas nas unhas não são necessariamente causadas por deficiência mineral. As manchas são mais freqüentemente causadas por pequenos ferimentos físicos na matriz. Outras causas também podem incluir, de fato, deficiência mineral, ou então infecção fúngica ou reação alérgica.
OHishiapply / shutterstock.com
Unhas Azuladas
As unhas azuladas nunca devem ser ignoradas. Eles geralmente significam que seu corpo não está recebendo oxigênio suficiente, possivelmente por causa de uma condição cardíaca ou pulmonar subjacente.
Assista no vídeo abaixo outros sinais de doenças que as suas unhas podem oferecer!
Fique atento a quaisquer alterações nas unhas e certifique-se de consultar o seu médico se as alterações forem graves ou persistentes. Clique no botão COMPARTILHAR para informar seus entes queridos sobre estes sinais também!
E então, o que você achou deste artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo! Não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook para ler mais matérias como esta!
Vídeo recomendado:
Se você sofre de dor no nervo ciático, siga essas dicas simples para se ver livre da dor!