Tatuagens são memórias para a vida.
Se você fizer uma, é provável que ela dure por toda a vida.
Ou será que não!?
Quando você faz uma tatuagem, pensa que ela vai permanecer a mesma. Mas isso não é verdade. As tatuagens estão mudando constantemente. Uma nova pesquisa mostra como a tatuagem interage com o corpo. Alguns pesquisadores franceses anunciaram suas descobertas em março.
Eles estudaram como as tatuagens interagem com os macrófagos, que são células imunes que processam fragmentos estranhos no corpo. Macrófagos veem tatuagens como detritos estrangeiros e lidam com eles de acordo. O processo é bem fascinante.
Então, o que acontece quando uma tatuagem é aplicada?
Macrófagos tentam absorver a tinta injetada. Mas as partículas de tinta são grandes demais para que os macrófagos se quebrem, então eles absorvem a tinta aos poucos, impedindo que ela se espalhe muito pela pele.
Mas, como todas as células, os macrófagos acabam morrendo.
Tatuagens não desaparecem, então o que acontece quando os macrófagos que contêm tinta morrem? Quando uma nova safra de macrófagos nasce, eles simplesmente assumem as funções dos antigos e retomam o consumo de tinta.
Esta pesquisa nos ajuda a entender a ciência das tatuagens. Pode ser útil para os dermatologistas entenderem como remover tatuagens que não são mais desejadas.
Teorias anteriores nos diziam que as tatuagens eram difíceis de se retirar do corpo por causa das células de fibroblastos sob a superfície da pele, mas agora é entendido que se trata mesmo é dos macrófagos. É possível que os macrófagos sejam a razão pela qual a remoção de tatuagens é tão difícil.
Uma vez que eles contêm tinta e que esta é reabsorvida quando novos macrófagos aparecem, isso significa que pequenas partículas de tinta são difíceis de manusear.
Também é difícil para tatuadores (e para pessoas tatuadas) que não querem ver sua arte permanente sendo retirada.
Tatuagens podem parecer que continuam iguais, mas a verdade é que elas vão mudando de tempos em tempos. Visualmente elas não parecem mais velhas ou borradas, mas internamente elas passam por um processo de transformação. Acontece em um nível microscópico, mas é importante saber.
Compartilhe esta história com seus amigos e familiares!