X
    Categories: +Ciência+Cotidiano

Ser vivo mais pesado do planeta é descoberto no Brasil e pode ser extinto em breve


O ser vivo mais pesado da Terra foi encontrado este ano, no estado brasileiro do Espírito Santo! O espécime é nada mais nada menos que uma árvore, popularmente conhecida como jueirana-facão (Dinizia jueirana-facao), que em total desenvolvimento chega a pesar até mesmo 62 toneladas, ultrapassando por 5 toneladas uma baleia-cachalote adulta.

ADVERTISEMENT

Quem anunciou essa incrível descoberta foi o Jardim Botânico Real de Kew, localizado na Inglaterra. Há mais de 25 anos, os cientistas Renato Jesus e Gwilym Lewis trabalham em conjunto para oficializar a jueirana-facão como uma nova espécie.

ADVERTISEMENT

Tudo começou em 1990 quando Renato, o atual gerente de biodiversidade da Reserva Natural Vale, encontrou uma flor com características distintas na área de proteção ambiental de Mata Atlântica localizada em Linhares, Espírito Santo. Curioso com o espécime, que não era parecido com nada que ele havia encontrado antes, o homem decidiu enviar algumas amostras para o centro de análises inglês e elas ficaram sobre a responsabilidade de Gwilym Lewis.

ADVERTISEMENT

O processo para definir uma nova espécie é extremamente lento, e o trabalho ocorre muito mais dentro do laboratório que em campo. A descrição taxonômica só pode ser feita após todas as estruturas moleculares da planta serem vasculhadas pelos cientistas. Essa é a única forma para garantir que a futura espécie seja realmente nova e para que se possa classificá-la em seu seu gênero e família corretos.

ADVERTISEMENT

Gwilym Lewis, que produziu o artigo com todas as informações sobre a planta, estava bem preocupado, pois ela está em risco crítico de extinção. Ao todo devem existir somente 25 exemplares da espécie.

ADVERTISEMENT

O maior desejo dos botânicos com a oficialização era poder cadastrá-la em programas de proteção ambiental, para que todas as unidades e o habitat no qual elas vivem pudessem ser conservados da maneira mais correta. Agora, os dois podem respirar aliviados e se orgulhar de ter participado de uma importante descoberta!

ADVERTISEMENT
© Todas as Imagens: D.A. FOLLI/KEW VIA CREATIVE COMMONS

O que você achou desta incrível descoberta? Deixe seu comentário abaixo para que todos possam saber!!!

Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para poder ler mais histórias como essa!

ADVERTISEMENT