X
    Categories: +Cotidiano+Família

Se ausentar do trabalho para levar filho ao médico agora tem amparo legal

african mother and her son in doctor's office


A legislação pátria acaba de dar um passo muito importante em prol dos pais e seu papel na criação dos filhos.

ADVERTISEMENT

Isso porque agora, eles possuem o direito de, caso precisem, se ausentar do trabalho para levar o filho no médico. Tudo isso sob permissivo legal. Ou seja, se antes havia aquele receio de faltar e ser eventualmente demitido, pode respirar com mais tranquilidade.

Essa lei faz todo um sentido, considerando que na maioria dos casos só é possível atendimento médico em horário comercial. Além disso, motivos de força maior (doença), pode acontecer a qualquer momento.

ADVERTISEMENT

Na realidade, a lei foi aprovada em 2016, mas até hoje ainda existem discussões acerca dela na internet, já que se trata de paternidade e maternidade ativas, algo que pode dividir opiniões.

ADVERTISEMENT

Além disso, nesta lei estão inclusas outras coisas, tais como: o acompanhamento do pai com a gestante para realização de exames e consultas por até dois dias.

Os pais também terão sua licença-paternidade estendida para vinte dias e as mães de 5 para 6 meses.

ADVERTISEMENT

Contudo, é certo que não é em toda empresa que estas prerrogativas de direito já se encontram em vigor.

Isto porque, se faz necessária a inclusão da empresa no programa chamado “Empresa Cidadã”. Agora é torcer para que a inclusão de mais e mais locais aconteçam de modo a se encaixar nesta nova realidade mais humana, mais empática e sensível.

ADVERTISEMENT