Quem tem filho sabe que não é nada fácil.
Quando chega o momento de vacinar os pequenos, o sofrimento é generalizado. Além de ser difícil para o bebê, que, muitas vezes, fica com o local dolorido ou sofre algumas reações adversas, é uma época muito extenuante e difícil para os pais. No entanto, existem algumas técnicas muito eficazes que ajudam a aliviar as dores e incômodos da criança. Confira:
Amamentar no momento da vacina
Alguns estudos científicos já comprovaram que amamentar o bebê no momento em que está sendo vacinado diminui e muito a dor. Isso ocorre porque, além da sensação de conforto, a mente fica focada na sucção. Caso não seja possível, tente alimentar logo depois.
Mantenha a calma
O nervosismo e a ansiedade dos pais acabam influenciando a criança. Por isso, é importante ficar tranquilo e tentar transmitir esta calma para o pequeno. Com ele relaxado, a vacina será menos dolorosa, pois a musculatura não ficará tão tensa.
Transmita segurança
Em um momento de tensão como este, é importante que a criança sinta a presença dos pais, assim se sentirá confortada. Demonstre apoio e carinho. Beije, abrace, conte histórias e brinque. Tente fazer com que a ida até o posto de vacinação não seja uma experiência traumática. Assim, será mais fácil das próximas vezes.
Compressa gelada
Use uma compressa gelada para aliviar o desconforto após a vacinação. O gelo age como analgésico e anti-inflamatório natural, reduzindo a dor e impedindo inflamações. Mas atenção! Nunca coloque o gelo diretamente na pele! Use sempre uma toalha para, evitar queimaduras.
Não medique sem orientação médica
É comum crianças terem reações após serem vacinadas. No entanto, mesmo que apresente algum sintoma, como febre ou diarreia, jamais dê qualquer medicamento sem a prescrição médica. Alguns remédios podem, até mesmo, diminuir a eficácia da vacina.