Você sabia que agora você pode ter uma CNH digital? Desde o dia 2 de julho, o documento eletrônico tem que ser entregue aos condutores por todos os departamentos de trânsito do país.
Seu uso, claro, não é obrigatório se você tiver o documento impresso em mãos. A versão digital é apenas mais uma facilidade para que você tem sempre a sua habilitação em mãos, mesmo que tenha esquecido a carteira em casa.
De acordo com uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, todos as unidades do Detran no Brasil podem emitir a versão digital da CNH. No entanto, o departamento de cada estado tem autonomia para decidir se irá cobrar pelo serviço ou não. Em São Paulo, por exemplo, a emissão é gratuita. Já na Bahía, o Detran cobra uma taxa de R$ 67,10.
Como adquirir a CNH digital?
Se a versão impressa da sua CNH já possui o QR Code e a assinatura eletrônica, a chamada certificado digital, você pode solicitar a versão eletrônica no site do Denatran. Caso você não tenha o certificado ou a habilitação esteja sem o QR Code, será necessário se dirigir a um posto do Detran.
Como fazer o cadastro no site do Denatran?
Para fazer o cadastro no site do Denatran, basta acessar esse link e seguir o tutorial da página. Em seguida, você receberá um e-mail com o código de ativação da CNH Digital. Para acessá-la, será necessário baixar o aplicativo para celular CNH-e, que está disponível para Android e iOS.
VÍDEOS RECOMENDADOS:
6 alimentos que você deve evitar para ter uma vida sexual melhor
Homem empurra com as próprias mãos um carro que estava bloqueando a entrada da casa