A frequência com que vamos ao banheiro pode nos indicar como está a nossa saúde e se nosso corpo está funcionando corretamente.
Afinal, quantas vezes, por dia, é normal fazer cocô?
Esse assunto costuma envergonhar as pessoas e por isso não falamos muito sobre isso uns com os outros, mas deveríamos estar atentos ao nosso comportamento intestinal porque nossa evacuação dá pistas importantes sobre como digerimos os alimentos e o que acontece depois disso dentro do nosso organismo.
Abaixo, separamos uma lista de perguntas e respostas que talvez você não se anima a dizer em voz alta. Não se preocupe: você pode ler baixinho!
Quantas vezes ao dia deveríamos ir ao banheiro?
O número pode variar, já que o normal para um não necessariamente é o normal para o outro. Segundo o tipo de rotina que a pessoa criou, o seu corpo se acostumará a esses hábitos e costumes, de modo que a frequência evacuativa mudará.
Segundo um estudo de 2010 da Revista Escandinava de Gastroenterologia, 98% das pessoas analisadas iam ao banheiro entre três vezes por semana ou então três vezes ao dia (logo depois de comerem). É quando o corpo simplesmente pára de responder aos nossos hábitos que algum problema estomacal ou intestinal pode estar tomando precedência.
O que afeta a quantidade de vezes que vamos ao banheiro?
Isso pode variar muito, e se deve aos seguintes motivos:
Ingestão de líquidos: O intestino grosso absorve o excesso de água e, por isso, se a pessoa não se hidrata o suficiente, as fezes podem endurecer e se tornarem mais difíceis de expulsar.
Idade: com os anos, podemos começar a sofrer de constipação porque o intestino diminui na velocidade de funcionamento e, no caso dos idosos, também há grandes chances destes tomarem medicamentos que interfiram na sua rotina de evacuação.
Atividade física: está comprovado que quem se mantém ativo vai ao banheiro mais facilmente. Se você se sente constipado, talvez seja o momento de sair de casa para passear ou correr um pouco. Isso faz com que as coisas ”se mexam” aí dentro.
Dieta: deveríamos comer muitas fibras para então irmos ao banheiro com mais frequência. Uma dieta de alimentos processados geralmente é pobre em fibras e pode causar problemas digestivos.
Histórico médico: certas enfermidades, condições de saúde ou medicamentos podem afetar a nossa atividade intestinal; até mesmo uma gripe pode mudar a quantidade de vezes em que vamos ao banheiro.
Hormônios: alguns hormônios, como o estrogênio, por exemplo, podem mudar a rotina intestinal de uma mulher, principalmente no início da menstruação.
O que é normal?
O cocô deve ser suave e fácil de expulsar. Se os nossos intestinos estão se movendo com frequência, isso fará com que o cólon se esvazie sem dificuldades.
O que não é normal?
A diarreia indica que os intestinos estão se movendo com demasiada rapidez e costuma ser resultado de uma irritação ou inflamação intestinal. A diarreia crônica, por sua vez, pode provocar desequilíbrios eletrolíticos e desidratação, e pode inclusive conduzir a uma perda de nutrientes considerável, já que o intestino não está conseguindo absorvê-los devidamente.
Esse artigo foi útil para você? Compartilhe-o e curta a nossa página para ler matérias interessantes todos os dias!