Embora as causas exatas sejam ainda desconhecidas, sabe-se que a psoríase é uma doença inflamatória autoimune, que se origina a partir de uma desordem do sistema imunitário.
As áreas mais comumente afetadas são os joelhos e cotovelos. Mas a doença também pode se desenvolver nas mãos, pés, couro cabeludo, pescoço e às vezes até mesmo no rosto. Essas são as regiões mais comuns: diversas outras áreas podem ser afetadas.
As estatísticas mostram que 125 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por essa doença. E cinco milhões dessas pessoas são brasileiras.
Note-se que a psoríase não é contagiosa. O contato físico com outras pessoas é absolutamente seguro.
Existem 5 tipos de psoríase:
- gluttate psoríase
- psoríase pustular
- psoríase inversa
- psoríase eritrodérmica
- psoríase em placas
A psoríase em placas é o tipo mais comum. Cerca de 80% dos casos de psoríase são deste tipo. Ela causa manchas vermelhas e inflamações em diferentes partes da pele. Normalmente, a psoríase se desenvolve nos joelhos, cotovelos e couro cabeludo. As manchas podem ser de cor branca, vermelha ou acizentada. Outros sintomas incluem:
- A pele seca e rachada (é possível que sangre)
- Sensação de ardor, picadas e coceira
- Dor e inchaço das articulações.
Alguns pacientes podem ter apenas algumas manchas visíveis, enquanto outros pacientes têm a maior parte da pele afetada.
A causa da doença ainda não é conhecida. Segundo estudos, há dois fatores que desempenham um papel importante no desenvolvimento da psoríase:
- Falhas no sistema imunológico.
ADVERTISEMENT
Os glóbulos brancos (cuja função é a de proteger o corpo de bactérias e infecções) atacam a pele e causam superprodução de células da pele, o que provoca o aparecimento de manchas.
- Histórico familiar. Se você tem um parente próximo com essa condição, isso significa que seu risco é maior. Mas apenas 2 ou 3% de pessoas com psoríase desenvolvem gene.
Não são gatilhos certos que causam um surto de psoríase.
Eles podem variar de pessoa para pessoa.
No entanto, as causas mais comuns incluem:- Estresse
- Álcool, especialmente se consumido em excesso
- Lesões de pele, mesmo se são moderadas
- Vacinas e queimaduras solares
- Certos fármacos, tais como sais de lítio, medicamentos contra a malária
- Pressão arterial elevada
- Se você estiver doente ou lutando contra uma infecção, o sistema imunológico vai reagir, o que pode aumentar as chances de ativar a psoríase.
Se você tem psoríase, existem alguns ajustes que você pode fazer a sua dieta para reduzir os sintomas:
- A perda de peso pode reduzir a gravidade
- Consumir menos gorduras saturadas (que são encontrados nos produtos à base de carne e de leite); consumir mais proteína magra contendo omega-3 (encontrado no salmão, sardinha, camarão, nozes, sementes e grãos de soja)
- Evitar alimentos que causam inflamação, tais como a carne vermelha, açúcar refinado e alimentos processados
- Limitar o consumo de álcool
- É bom também perguntar ao seu médico sobre suplementos vitamínicos.
ADVERTISEMENT
Este artigo foi feito apenas para fins informativos: em nenhum momento deve ser considerado como aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento médico profissional.
Nunca deixe de procurar aconselhamento médico. Esperamos que, de alguma forma, as informações contidas nesse artigo ajudem você a buscar um tratamento positivo para a psoríase, caso você a possua.
E então, o que achou desse artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo! E não se esqueça de seguir a nossa página para ler mais posts como este :)