O micro-ondas é uma das invenções tecnológicas mais uteis que já foram criadas.
Afinal, ele facilita e nos ajuda muito no dia-a-dia, tanto que é difícil se imaginar sem um depois que começamos a utiliza-lo na cozinha.
Este útil aparelho, surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando perceberam que as ondas utilizadas para detectar a presença dos inimigos, aquecia o lanche que levavam junto.
Em 1947 o cientista Percy Spencer pôs esta noção em prática e passou a utilizar o micro-ondas para cozinhar e esquentar alimentos.
Com o tempo, este eletrodoméstico só evoluiu e agora é um excelente aliado na cozinha de muitas pessoas, principalmente para quem não tem muito tempo e precisa de praticidade.
Contudo, cientistas e pesquisadores divulgaram revelações um tanto quanto preocupantes que acabam trazendo um certo receio para quem o utiliza tanto.
Fizemos uma lista com informações vitais acerca deste eletrodoméstico e que podem nos fazer repensar se ele é mesmo um bom aliado para se ter na nossa cozinha.
Algumas verdades sobre o micro-ondas
- Ele não foi feito para ser utilizado em alimentos;
- Este aparelho possui normalmente 2,45 bilhões de hertz, sendo que o permitido para não fazer mal à saúde humana é de 10 hertz;
- O risco de vazamento de radiação pela porta só vai aumentando;
- Não é recomendado ficar perto do aparelho quando este está em funcionamento;
- Alimentos cozidos no micro-ondas podem perder ate 97% de seus nutrientes;
- Por causa da radiação, prejudica o alimento transformando as substancias em perigosas toxinas.
ADVERTISEMENT
Riscos a longo prazo em caso de uso frequente do micro-ondas
- Distúrbios digestivos;
- Criação de células doentes na corrente sanguínea;
- Doenças no intestino e no estômago;
- Catarata;
- Fadiga e insônia;
- Obesidade;
- Problemas de imunidade, a baixa no sistema imunológico também acarreta desequilíbrio linfático, gerando redução na capacidade do organismo de impedir o desenvolvimento de certas doenças;
- Problemas neurológicos.
ADVERTISEMENT
Observação: Estes danos podem vir a ser causados em caso de exposição e uso prolongado do micro-ondas, isso que dizer, durantes muitos anos.
Como é sempre melhor prevenir do que remediar, contar com o fogão é sempre mais saudável e seguro.