Uma nova pesquisa sugere que pessoas que usam cigarros eletrônicos são duas vezes mais propensas a sofrer um ataque cardíaco do que aquelas que não fumam.
Essa chance aumenta para três vezes quando os usuários de cigarros eletrônicos possuem histórico de uso de cigarros tradicionais.
Segundo o estudo, as pessoas que costumavam fumar antes de trocarem para e-cigarros (ou cigarros eletrônicos), correm um risco ainda maior de sofrer um ataque cardíaco. No entanto, as maiores chances de ataque cardíaco permanecem com as pessoas que usam os dois tipos de cigarro.
O estudo foi realizado pela Universidade da Califórnia, em San Francisco, e revelou que usuários de e-cigarros, quando também já foram usuários de cigarros tradicionais no passado, acabam tendo três vezes mais chances de sofrer ataques cardíacos do que aqueles que nunca fumaram na vida.
As pessoas que fumam regularmente mas não usam cigarros eletrônicos têm 2,72 vezes mais chances de sofrer um ataque cardíaco, e ex-fumantes que não fumam nem usam cigarros eletrônicos têm 1,7 vezes mais risco.
O risco de ter um ataque cardíaco mais alto é entre as pessoas que fumam tabaco e cigarros eletrônicos, já que essas pessoas têm 4,62 vezes mais chances de sofrer um ataque cardíaco do que as pessoas que nunca fumaram.
Stanton Glantz, principal autor do estudo, disse: “A maioria dos adultos que usa cigarros eletrônicos continua fumando cigarros. Embora as pessoas possam pensar que estão reduzindo seus riscos à saúde ao usarem os e-cigarros, descobrimos que o risco de ataques cardíacos dos cigarros eletrônicos aumenta o risco de fumar cigarros. E usar ambos os produtos ao mesmo tempo é pior do que usar qualquer um separadamente”.
Os pesquisadores analisaram os dados coletados do The National Health Interview Survey, realizado em 2014 e 2016.
Nas entrevistas, 69.452 adultos residentes nos EUA foram questionados: “Você já foi informado por um médico (ou outro profissional de saúde) de que teve um ataque cardíaco (também chamado de infarto do miocárdio)?”
Eles foram então questionados sobre seu uso atual e anterior de cigarros tradicionais e cigarros eletrônicos.
“Alguém que continua fumando diariamente e usa e-cigarros aumenta as chances de um ataque cardíaco em quase cinco vezes”, disse Glantz, falando sobre os resultados publicados no American Journal of Preventative Medicine.
”O risco de ataque cardíaco começa a cair imediatamente após você parar de fumar. Nossos resultados sugerem que o mesmo acontece quando as pessoas param de usar e-cigarros”.
Os pesquisadores acrescentaram que os cigarros eletrônicos podem ser mais prejudiciais do que o que foi revelado até então por vários estudos. É porque eles não estão disponíveis há tempo suficiente para causar sérios danos à saúde dos usuários.
“A única maneira de reduzir substancialmente o risco de um ataque cardíaco é parar de usar o tabaco”, concluiu Glantz.
O professor de saúde pública e política da Universidade de Liverpool, Simon Capewell, disse: “Os políticos estão claramente apressados em atestar que os e-cigarros são seguros, mas é por interesses políticos e econômicos, e não porque esses produtos são de fato saudáveis”.
A recente análise dos EUA demonstra que o uso de cigarros eletrônicos pode dobrar as chances de alguém sofrer um ataque cardíaco. Isso é inteiramente consistente com outros estudos que demonstram níveis preocupantemente altos de toxinas no vapor desses cigarros, e mudanças imediatas na pele que revestem os pulmões, na pressão sangüínea, na frequência cardíaca e assim por diante.
Ainda assim, o Comitê de C & T produziu um relatório muito unilateral e superficial, defendendo o caráter inofensivo dos cigarros eletrônicos.
”Cientistas com visões mais objetivas foram excluídos, ou suas preocupações foram descartadas. Tudo por razões políticas. Há muito lobby envolvido, interesse de empresas em jogo”.
“A relação muito próxima entre a indústria do tabaco, o presidente da comissão e outros membros da política é muito preocupante. Isso levanta sérias preocupações sobre conflitos de interesse”.
Um porta-voz da Associação da Indústria de Cigarros Eletrônicos do Reino Unido acrescentou: “Esta pesquisa novamente destaca por que os fumantes que querem parar de fumar devem fazê-lo imediatamente”.
Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e familiares! :)
Vídeo recomendado!
Você não vai acreditar em tudo o que está consumindo ao fumar um cigarro!