©gettyimagesBank, ladbible
Um estudo realizado pelo estudante Matthew Sachs da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que quem sente arrepios ao ouvir certas músicas tem uma estrutura cerebral diferente dos demais.
“Eu meio que sinto que minha respiração está indo com a música, meu coração está batendo mais devagar e me sinto mais consciente da música – tanto as emoções dela quanto a resposta do meu corpo”.
A declaração acima pertence à assistente de pesquisa do Instituto do Cérebro e da Criatividade da USC, Alissa Der Sarkissian, ao ouvir a música “Nude” do grupo Radiohead. Assim como ela, muitas pessoas alegam terem sintomas parecidos ao ouvirem suas músicas favoritas.
Photo by Kelly Sikkema on Unsplash
Alissa é amiga de Matthew e foi inspirado nas reações dela que ele decidiu conduzir suas pesquisas. O estudo foi realizado com um total de 20 estudantes, sendo que metade deles tinha os sintomas descritos “arrepios, calafrios, nó na garganta” ao ouvir músicas, enquanto que a outra metade não sentia nada. Matthew decidiu investigar o que era responsável por essa reação diferente em algumas pessoas.
O resultado do estudo revelou que pessoas que sentem calafrios com músicas têm diferenças estruturais no cérebro. Eles têm um maior volume de fibras que conectam seu córtex auditivo às áreas associadas ao processamento emocional, o que significa que as duas áreas se comunicam melhor.
Photo by Kelly Sikkema on Unsplash
Ou seja, se você se identifica com essas características, é provável que você tenha emoções mais fortes e intensas do que os demais.
Matthew planeja continuar investigando as atividades cerebrais e sua ligação com a música. No futuro, ele espera poder usar a música como tratamento para depressão, para que os sentimentos possam ser melhor explorados através desse método.
Você também fica arrepiado ouvindo música? Se sim, qual música faz você se arrepiar? Conta pra gente!!
Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para mais histórias como essa!!