Tem muita gente que, por mais que tente se controlar, não consegue diminuir os gastos com o cartão de crédito.
É uma corrida curtinha de Uber ali, uma promoção que vale muito a pena aqui e, no fim do mês, vem aquela fatura gigantesca.
No entanto, uma empresa britânica diz ter inventado uma pulseira que vai acabar de vez com esse dano no seu orçamento mensal. O Pavlok foi criado para ajudar a reeducar pessoas que não conseguem controlar seus gastos com um cartão.
Mas como uma simples pulseira pode fazer isso? Bem, sempre que a pessoa gasta demais, o Pavlok libera uma pequena descarga elétrica no pulso. Isso mesmo! Pode parecer um método meio radical, mas a empresa fabricante garante que realmente funciona.
De acordo com a Intelligent Environments, a pulseira libera estímulos nervosos que reafirmam ao corpo que determinada ação é indesejada. Com isso, o cérebro aprende que agir daquela forma causa uma reação negativa, ou seja, os choques, e passa a evitar tal atitude.
O Pavlok pode ser usado para tratar todo tipo de coisa, como o vício de roer unhas e procrastinação. O dispositivo permite que os usuários ativem os estímulos manualmente quando dão aquela escorregadinha. A pulseira também pode ser usada para acostumar seu corpo a acordar sempre no horário para nunca mais perder um compromisso.
Nestes casos, os estímulos são controlados pelo aplicativo de celular. Quem quer evitar os gastos excessivos, vinculam o app à conta bancária. Assim que a pessoa estar próxima a extrapolar o limite estipulado por ela mesma, o programa envia uma mensagem de texto como aviso. Caso o usuário gaste mesmo assim, receberá um choque.
Mas será que essas descargas elétricas causam algum dano à saúde? Os fabricantes garantem que não. Por mais que a tensão possa variar entre 50 e 450 volts, a amperagem do choque é bastante pequena, correspondendo a 4 miliampères. Para que houvesse qualquer risco, a amperagem teria que ser acima de 75 miliampères
VÍDEOS RECOMENDADOS:
10 piores tipos de dor que são impossíveis para os seres humanos suportarem
10 sinais de que a sua circulação sanguínea está com baixo índice de oxigênio