Antigamente, os abdominais eram os queridinhos de quem queria dar adeus aos pneuzinhos e conseguir uma barriga chapada.
No entanto, eles já perderam esse favoritismo faz tempo. Agora, o exercício que promete ser o mais eficaz para ter a barriga dos sonhos é a prancha. Segundo especialistas, a prancha é mais eficaz do que mil abdominais. Apesar de ser uma atividade incômoda e um pouquinho difícil, ela promete resultados ainda mais rápidos.
Além do abdômen, a prancha fortalece e torneia os músculos das pernas, braços, glúteos e ainda ajuda a melhorar sua postura, quando feita corretamente.
A versão mais comum é feita apoiada no chão ou em um tapete típico para exercícios físicos. Nela, a pessoa se sustenta na posição da prancha com os antebraços e as pontas dos pés apoiados. O corpo sempre reto, sem que o bumbum esteja muito elevado.
Só essa versão já é suficiente para ter ótimos resultados. No entanto, para um treino mais variado, com melhor efeito e maior eficácia, pode-se escolher uma ou todas as variações desse exercício.
Prancha elevada
A posição é quase igual à mais comum, porém, com um grau de dificuldade um pouco maior. Em vez dos antebraços, o apoio frontal será feito com a palma das mãos e braços esticados. Depois que estiver estabilizado nessa posição, eleve uma das pernas na altura do quadril. Não levante demais para não forçar a lombar. Mantenha por alguns segundos e volte-a ao chão. Repita com a outra perna.
Prancha lateral
Apoie a lateral do corpo no tapete com as pernas unidas. Alinhe o cotovelo ao ombro. Usando o antebraço, erga o corpo. Não esqueça de contrair bem o abdômen e o glúteo. Mantenha-se nesta posição por cerca de 30 segundo e descanse outros 30 segundos. Aumente gradualmente o tempo até chegar a 1 minuto.
Usando a bola de pilates
Em vez de apoiar os antebraços no chão, coloque-os sobre a bola. Depois de encontrar o ponto de equilíbrio, flexione os braços no ângulo de 90°. Contraia os músculos do glúteo e do abdômen e fique na postura de prancha. Depois, volte à postura inicial de descanso. Repita o exercício 20 vezes.
Usando a bola e um banco
Repita a postura do exercício anterior, com o antebraço no ângulo de 90°. Ao encontrar o ponto de equilíbrio, coloque um pé de cada vez em cima do banco. Tente manter a posição por cerca de 30 segundos. Faça uma pausa de 30 segundos e repita o exercício. Sempre que se sentir capaz, aumente o tempo do exercício, tentando chegar a 1 minuto.
Mas, cuidado! Essa posição é bastante avançada e há risco de queda quando feito por iniciantes. É indicado a ajuda de um profissional.
Vídeos recomendados:
Usuário humilha mulher cheinha por se casar com homem musculoso – e a resposta inspiradora da mulher se espalhou pelo mundo
Nova tendência toma conta do mundo, as mulheres estão provando que os corpos ideais não existem