Em 05 de julho de 1980 foi lançado nos cinemas o filme “A Lagoa Azul” e é considerado um filme de cult que se manteve na memória das pessoas, apesar do tempo, milhões de pessoas são atraídas pela história da dois adolescentes náufragos em uma ilha deserta e devem sobreviver apesar de todas as dificuldades que encontram, ao mesmo tempo, eles descobrem as coisas naturalmente e por sua conta.
Muitos consideram este filme de Randal Kleiser como um filme que explora a sexualidade dos dois menores e muitos se declararam contra, mas também conseguiu cativar muitos outros que defendem o seu conteúdo.
Columbia Pictures
Aqui apresentamos 10 fatos interessantes sobre o filme polêmico e famoso “A Lagoa Azul”:
Foi um filme baseado na trilogia de livros do escritor Henry De Vere Stacpoole.
Adrian Harrington Livros Raros
A história narra as aventuras de dois jovens com base na série de livros do escritor irlandês. Mas embora o primeiro filme siga as diretrizes do romance original, na sequência de “Return to the Blue Lagoon” muda totalmente e para de seguir o enredo proposto pela história original da década de 1920.
A novela original tinha sido previamente adaptada para filme
Em 1923, foi feita a primeira adaptação pelo diretor W. Bowden, que fez uma versão silenciosa. Em 1949, teve a segunda versão do britânico Frank Launder, esta produção foi muito bem recebida pelas pessoas e se tornou o sétimo filme de maior bilheteria até então no Reino Unido.
A equipe responsável pelo figurino do filme levou um tempo para descobrir como cobrir Brooke Shields o tempo todo.
Columbia Pictures
Brooke tinha apenas 14 anos na época, então tornou-se um desafio manter o corpo da jovem atriz coberto durante as filmagens. Para isso e aquilo, nenhuma parte específica foi descoberta, eles colocaram uma peruca para que ela não se movesse e expusesse partes íntimas.
Um dos maiores problemas que enfrentaram era a idade de Brooke Shields.
View this post on InstagramLaundry day, #thebluelagoon style.
A post shared by Brooke Shields (@brookeshields) on
Naquela época, Shields teve que testemunhar perante o Congresso dos Estados Unidos por um longo tempo, levaram anos para declarar que os dublês que fizeram as partes de nudez eram mais velhos e que ela estava livre daquelas cenas.
Foi um filme que foi indicado para um Oscar.
AMPAS
Nestor Almendros, cinematógrafo foi indicado por seu trabalho no filme, infelizmente, ele perdeu para Geoffrey Unsworth e Ghislain Cloquet para “Tess”, mas o diretor já havia ganhado um Oscar por sua colaboração no filme “Days of Heaven” de Terrence Malick.
Foi descoberto durante a gravação uma nova espécie de iguana que apareceu em uma das tomadas do filme.
gettyimages
Foi uma contribuição para a ciência, pois quando John Gibbons, um especialista em herpetologia observou uma das projeções, percebeu que uma das iguanas tinha uma crista incomum. Foi por esta razão que ele se mudou para Fiji para a localização dos locais que estavam na ilha de Nanuya Levu e concluiu sua investigação.
Brooke ganhou um Prêmio Razzie (framboesa) por sua performance.
Foi um filme muito controverso e muitos críticos estavam contra ele, diz-se que, por essa razão, a então jovem Brooke foi premiada com um troféu framboesa de pior atriz.
O romance entre os protagonistas foi planejado pelo diretor Randal Kleiser.
Columbia Pictures
Uma das chaves do sucesso do filme é o romance óbvio entre os jovens atores, mas isso não ocorreu naturalmente, porque o diretor colocou uma foto de Atkins na cama da trailer de Shields para observá-lo e a empatia nasceu entre eles. Parece que isso funcionou porque a química entre os dois deu certo.
Os jovens atores engataram um namoro que durou pouco tempo.
GettyImages
Embora parecesse haver química entre os jovens atores, de um momento para outro começaram a discutir muito. As declarações de Atkins indicam que ela tomou seu papel muito a sério e ficou com raiva quando estavam em repouso e brincou. Esta controvérsia entre os meninos também foi aproveitada pelo diretor que deslocou as situações de tensão para o filme.
“A Lagoa Azul” foi gravada em uma ilha deserta.
flickr
Randal Kleiser planejou capturar uma atmosfera autêntica no filme, então ele mudou toda a equipe de produção e os atores para uma ilha deserta. Todo mundo teve que viver lá por um tempo, para este propósito foram construídas aldeias temporárias de tenda e um pequeno barco estava disponível para tomar provisões, câmeras e tudo o que era necessário para as gravações.
Certamente você ficou impressionado com esses dados, conte-nos se você já viu este filme.
O que você acha deste artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo!
Não esqueça de gostar da página para ler mais notas como esta!