Com o verão se aproximando, você irá passar mais tempo fora de casa, curtindo um solzinho no parque, uns dias no litoral, quem sabe até vai acampar… a temperatura aumentou um pouquinho e você já pode usar as regatas e shorts do verão passado.
No entanto, você poderá notar com mais frequência um zumbido irritante porém familiar no ouvido: o de mosquitos.
E o pior de estar fora de casa, curtindo uma cerveja no pátio com os amigos, é que nessas ocasiões apenas você é picado. Seus amigos, quando perguntados, não estão incomodados com mosquito algum.
Por que você constantemente é o alvo desses adoradores de sangue? Eles realmente estão escolhendo você ou é só impressão sua? Bem, acontece que de fato existem fatores que explicam por que algumas pessoas são um alvo maior para mosquitos do que outras. Confira abaixo 7 razões que talvez o ajudem a entender o que o seu sangue tem de tão especial para esses insetos.
1. Dióxido de Carbono
Tente diminuir um pouco o ritmo e respirar melhor. Assim como muitas plantas, os mosquitos são atraídos pelo dióxido de carbono (CO2), então quanto mais você exalar, mais provável levará uma picada. Isso vale especialmente para pessoas com massa corporal maior, como pessoas obesas ou gestantes.
2. Temperatura Corporal
Por mais surpreendente que isso soe, a temperatura do seu corpo pode atrair a atenção dos mosquitos. Isso significa que maiores temperaturas tendem a chamar atenção dos insetos, por isso mulheres grávidas acabam sofrendo mais com picadas do que o resto das pessoas. A melhor opção é usar repelente, nesse caso. Ou tomar um banho de piscina!
3. Tipo sanguíneo
Isso me surpreendeu! Um estudo nos Estados Unidos indicou que pessoas com o tipo sanguíneo O são mais propensas a levarem picadas do que aquelas que pertencem ao grupo A.
4. Odores químicos
O mesmo estudo também descobriu que uma pequena porcentagem de pessoas exalam odores que indicam aos mosquitos o seu tipo sanguíneo. E não há como você evitar isso, como já deve imaginar. Portanto, use repelente!
5. Micróbios
Todo ser humano possui uma flora de micróbios que vivem debaixo da sua pele. De certa forma, somos praticamente um saco de germes ambulante. Pode soar feio de ouvir, mas é como funciona com a maior parte dos animais. De acordo com a mesma pesquisa mencionada anteriormente, a combinação de micróbios no nosso corpo pode influenciar o interesse dos mosquitos.
6. Exercícios
Exercitar-se é praticamente uma coisa ótima, exceto por um pequeno detalhe: quando você se exercita, a sua pele libera mais ácido láctico e isso propicia picadas de mosquito. Pior: exercitar-se também aumenta a sua temperatura cardíaca! Um duplo encorajamento aos insetos mais inconvenientes do mundo.
7. Cerveja
Talvez o pior de todos os encorajadores de mosquitos, basta beber uma latinha de cerveja que você será um alvo certo de mosquitos. A razão disso ainda está sendo estudada, mas parece que a cerveja faz com que o corpo libere uma série de substâncias que atraem o olfato dos mosquitos. Beber uma cevinha com os amigos no quintal sem levar um repelente pode ser uma péssima ideia…
SOCORRO! Fui picado!
Se você for alvo da conspiração maligna desses insetos, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a sentir mais alívio.
Antes de mais nada, não fique se coçando.Isso apenas facilitará uma infecção.
Esprema um limão ou lima e, com um algodão, passa um pouco na área picada – o ácido cítrico tem o propriedades calmantes. Outra opção é fazer uma papa de aveia e deixar secar na pele – a aveia é utilizada para aliviar coceira de catapora, por exemplo.Você também pode passar mel no lugar da coceira, pois ele tem propriedades antibióticas e cicatrizantes.
Outras opções incluem: álcool, pasta de dentes, vinagre de maça e bicarbonato de sódio. Se você tiver em casa um creme voltado exclusivamente para picadas de mosquitos, não hesite: use! O importante é não coçar para causar o mínimo possível de danos para a pele.