Embora postar fotos de seus filhos nas redes sociais pareça um ato inofensivo e sem más consequências, as autoridades internacionais estão fazendo alertas para que os pais prestem muita atenção no tipo de conteúdo que publicam na internet.
Quando uma campanha chamada “Desafio da Maternidade” se espalhou muito afora, na qual mães postavam fotos dos filhos em vários momentos da vida, a polícia da França ficou alarmada e pediu para que os pais prestassem mais atenção nas fotos que são compartilhadas publicamente.
De acordo com o site norte-americano ‘The Verge’, existem dois motivos pelos quais você deve tomar cuidado ao postar fotos de seus filhos:
Má intenção:
Evite postar fotos de seus filhos na frente de casa, com o uniforme da escola, ou perto de bens da família.
Todos esses atos podem chamar a atenção de desconhecidos para onde o seu filho estuda, onde mora e o que a família possui em casa.
Também evite fotos nas quais seus filhos apareçam seu roupa no banho ou na piscina, já que esse tipo de material atrai o que os policiais franceses chamaram de “predadores sexuais”, que podem disponibilizar esse tipo de conteúdo em sites de pedofilia.Lembre-se também de nunca marcar a localização em suas fotos e nunca poste fotos de outras crianças, sejam amigos de seus filhos ou crianças da escola ou do clube.
Violação de privacidade e constrangimento:
Há ainda que cuidar os danos psicológicos que esse tipo de ato pode causar.
Pode ser que seu filho fique constrangido e traumatizado no futuro ao ver o tipo de conteúdo publicado sobre ele.
Os policiais ainda alertam que esse tipo de ato pode levar a um processo, já que os pais, responsáveis por proteger a imagem do filho, acabam por violar sua imagem.Casos como esse recebem multa e até um ano de prisão.
O caso é tão sério que até o Facebook já se manifestou sobre o assunto. Em 2015, Jay Parikh, vice-presidente de engenharia do Facebook, disse que a empresa já cogitou incluir uma ferramenta que alerta aos pais sempre que eles postam uma foto dos filhos. Jay explicou que ela funcionaria da seguinte forma:
“Se eu fosse fazer o upload de uma foto dos meus filhos brincando no parque e, acidentalmente, compartilhasse com o público geral, este sistema poderia dizer: ‘Ei, espere um minuto, esta é uma foto de seus filhos. Normalmente você posta isso apenas para membros da sua família. Você tem certeza que quer fazer isso?'”
É importante manter nossos filhos seguros e protegidos em um mundo globalizado com o que vivemos. Lembre-se sempre de pensar na proteção dos pequenos em primeiro lugar.