Em nossa era moderna, as pessoas estão se tornando cada vez mais apegadas aos seus smartphones.
No entanto, o uso de celulares durante a condução é extremamente perigoso. Apesar dos avisos fornecidos pelas empresas de automóveis e pelo governo, muitas pessoas ainda continuam a fazer chamadas ou enviar mensagens de texto enquanto dirigem.
As mídias sociais também são uma das principais distrações entre os motoristas. Algumas pessoas publicam um status no Facebook quando estão esperando no sinal vermelho, compartilham a vista do pôr do sol no Instagram ou fazem snaps rápidos ao volante. Embora essas plataformas ajudem as pessoas a se conectarem com sua família, amigos e seguidores, não é aconselhável usá-las enquanto dirige.
Para condutores obedientes, não há necessidade de se preocupar, já que as armas de radar da polícia agora podem fazer mais do que simplesmente detectar a velocidade. Um novo avanço tecnológico permitiu que as armas de radar se transformassem em algo muito grande!
A ComSonics, uma empresa com sede na Virgínia, Estados Unidos, encontrou a solução para resolver o problema de enviar mensagens enquanto se dirige. Suas novas armas de radar em breve apresentarão múltiplos recursos.
Além de detectar a velocidade, as novas armas também detectarão se o motorista está ao telefone. Ela digitaliza as frequências emitidas no interior do carro, para poder detectar o uso do telefone celular.
Embora a nova arma de radar não consiga saber se é o passageiro ou o motorista que está enviando mensagens de texto, ela pode exibir a probabilidade de ser o motorista. Também pode distinguir entre frequências de texto e chamadas. O método no desenvolvimento desta arma é semelhante à tecnologia usada pelos reparadores de cabos ao localizar cabos danificados.
O uso de telefone durante a condução torna a estrada perigosa não só para motoristas, mas também para pessoas na calçada ou atravessando a rua.
Mas uma das preocupações com a nova arma de radar é como os policiais vão provar que o motorista estava usando o celular ao dirigir, já que, se forem perguntados, eles podem colocar a culpa em outro passageiro do carro.
Como essa nova arma de radar ainda está em desenvolvimento, espera-se que problemas como esse possam ser resolvidos e que ela se torne uma ferramenta útil para diminuir os acidentes nas estradas.
O que você achou dessa nova ideia? Conta pra gente nos comentários!
E não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para mais histórias como essa!