A história de vida de Tito, um Chihuahua sênior de 15 anos, não era muito feliz.
Ele sofreu danos irreversíveis nos nervos, o que o impede de poder usar suas patas traseiras. Pior do que isso, seu dono foi hospitalizado e Tito acabou sem um lar, indo parar em um abrigo de animais, onde provavelmente ninguém iria querer adotar um cãozinho idoso e paraplégico.
No entanto, Kristina Helfer, a coordenadora de adoção da ‘Wise Animal Rescue’, em Nova Jersey, se apaixonou a primeira vista pelo animalzinho assim que o viu.
Ela então conseguiu levar o Chihuahua para sua casa através de um programa chamado ‘Lola’s Legacy’.
Através desse programa, a Wise Animal Rescue paga por todos os cuidados médicos de animais idosos e gravemente doentes, enquanto eles vivem o resto de suas vidas em um lar carinhoso e confortável.
E, Tito era definitivamente um desses cães; Junto com o dano do nervo, ele também estava sofrendo de um colapso na traqueia e um tumor infectado quando Kristina o encontrou pela primeira vez. Depois de sobreviver ao tratamento e à cirurgia, Tito se mudou para a casa da coordenadora de adoção, que ela compartilha com seus dois cães de resgate, os pit bulls chamados Frank e Piper.
Piper, que ajudou Kristina a cuidar de dezenas de animais de estimação, ficou alegre com a presença de Tito, mas foi Frank quem realmente se encantou pelo pequeno Chihuahua:
“Ele tem essa intuição estranha com cães que são vulneráveis e cuida deles como se fosse um pai“, disse Kristina.
Assim que se conheceram, os dois se tornaram inseparáveis.
Se não estiverem passeando juntos, eles provavelmente estarão dormindo juntinhos e aconchegados um no outro.Em seus passeios regulares, Tito, que não pode andar sozinho, fica no bolso do colete de Frank. Kristina acredita que os momentos mais felizes de Tito são nessas caminhadas, especialmente quando eles param em um café ao ar livre, onde ela compartilha boa parte de seu almoço com o cãozinho.
“Estamos tentando fazer o máximo possível para que Tito tenha momentos inesquecíveis“, disse a dona, acrescentando que eles já foram passear na praia também.
De volta em casa, Tito e Frank estão sempre de olho um no outro. Frank frequentemente chama a atenção de Kristina quando Tito parece desconfortável, e o Chihuahua cuida do pit bull lambendo suas grandes patas. A dona espera que, ao divulgar essas histórias e momentos adoráveis entre os dois animais, os estereótipos negativos sobre os pit bulls possam ser amenizados.