Você se sente frustrado por não conseguir se lembrar do aniversário de casamento? Costuma ter brancos no dia a dia, esquece onde deixou as chaves do carro ou é daqueles que não lembra nem o que comeu no almoço? Calma, essa falta de memória pode não ser algo tão negativo assim.
Um novo estudo realizado pela Universidade de Toronto, Canadá, concluiu que pessoas esquecidas podem ser consideradas mais inteligentes.
Segundo os especialistas, a falta de memória não pode ser relacionada a falta de inteligência, muito pelo contrário.Cientistas traçaram um paralelo que indica que pessoas que têm dificuldade de lembrar de coisas do cotidiano possuem uma vantagem no momento em que precisam tomar uma decisão.
De acordo com essa pesquisa, o “objetivo” da memória não é a transmissão da informação através do tempo e sim a otimização na hora de tomar uma decisão. Sendo assim, o esquecimento é tão importante quando a lembrança, pois permite que nosso cérebro se concentre no que realmente é relevante ao tomarmos decisões importantes no dia a dia.
Funciona quase como o HD de um computador: para que haja espaço para salvar algo novo e relevante é preciso “deletar” algo menos importante que está ocupando um espaço precioso.
O estudo indica ainda que, quanto mais informações “irrelevantes” o cérebro guarda, mais difícil é para o indivíduo tomar uma decisão importante.
Você é bom de memória? Talvez esteja na hora de se permitir “esquecer” algumas coisas. Não deixe de comentar sua opinião abaixo! Para ler mais posts como esse é só seguir a nossa página! :)