Se você é dono de um Shih Tzu, aquele cão pequeninho e peludinho, saiba que ele é muito mais esperto do que você imaginava.
De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Science, esses cãezinhos são capazes de utilizar as mesmas áreas do cérebro que nós humanos usamos para reconhecer palavras, algo bastante surpreendente.
Para chegar a esses resultados, a pesquisa contou com 13 cães da raça, que passaram por um processo de ressonância magnética, no qual ouviam as vozes de seus donos. Entre as coisas ditas por eles, se intercalavam frases positivas e animadoras, com expressões normais.
Os cães usam o hemisfério direito do cérebro para compreender o tom de voz usado pelos humanos e proporcionar mais emoção ao que escutam. No entanto, os Shih Tzu usam também o hemisfério esquerdo, onde não importa a entonação usada, já que eles são capazes de entender o significado das palavras, tanto as positivas quanto as neutras.
Atilla Andics, um dos cientistas responsáveis pelo estudo, declarou: “Esta pesquisa mostra que o cérebro de um Shih Tzu não apenas analisa o que dizemos, mas também unifica dois tipos de informação para chegar a um só significado”.
Agora deu até vontade de ter um Shih Tzu em casa, né?