Um pescador indonésio e um fotógrafo norte-americano, Andy Lerner, se viram recentemente em uma situação de risco, quando dois dragões de komodo tentaram invadir o barco onde eles estavam, nas águas ao largo da costa da Ilha de Rinca, no Parque Nacional de Komodo, na Indonésia.
Para proteção, eles tinham apenas um galho.
No vídeo, gravado por Andy, os enormes lagartos podem ser vistos ao redor do barco, mas o pescador os mantém à distância com um galho bifurcado, empurrando-os de volta para a água. De acordo com o fotógrafo, esses dragões em particular estão acostumados a serem alimentados por barcos turísticos e foram condicionados a esperar por uma refeição quando veem algum barco se aproximando, o que é ruim, já que não é um comportamento natural.
“Eles realmente se parecem e se movem da maneira que achamos que os dinossauros faziam“, contou Andy sobre o que o motivou a chegar tão perto dessas criaturas. “Eles são surpreendentemente rápidos e imprevisíveis nadadores, especialmente quando estão com fome“.
Os dragões de Komodo são as maiores espécies de lagartos do mundo, atingindo até três metros de comprimento e pesando até 80kg. Acredita-se que eles cresceram até esse tamanho extraordinariamente grande como resultado de seu isolamento no pequeno grupo de ilhas que formam seu habitat, já que não há outros grandes predadores para impedir seu crescimento.
Os dragões de Komodo comem carne – geralmente carniça morta por outros animais, embora eles também possam perseguir e matar suas próprias presas, se necessário. Embora raramente ataquem humanos, isso pode acontecer de tempos em tempos – estima-se que cinco pessoas foram mortas por dragões de Komodo entre 1974 e 2012.
“Os dragões são, é claro, muito perigosos“, completou Andy. “Se for mordido, você pode esperar perder um membro“. Por sorte, o fotógrafo e o pescador saíram ilesos.
Confira abaixo o vídeo feito no momento em que o pescador tentava afastar os dois dragões de komodo de seu barco: