Quando temos um bebe em casa, crescem as preocupações, o excesso justificado de cuidados e zelo, afinal são serem indefesos e que precisam dos pais para absolutamente tudo.
Muitos dormem com os pais (cama compartilhada), outros no carrinho, no berço ao lado da cama dos pais, enquanto outros ficam nos seus quartos.
Contudo, segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), os bebês devem dormir no quarto dos pais no primeiro ano de vida.
O relatório apresentado em conferência anual da AAP nos Estados Unidos, em 2016, constatou que a prática ajuda a reduzir em 50% os riscos de uma morte súbita.
As recomendações do relatório são de que se coloque o bebê para dormir próximo a cama dos pais, em outra superfície e de barriguinha para cima. O colchao deve ser firme, com um lençol bem esticado, nada por cima do do bebê, evite cobertores, almofadas e até bichinhos de pelúcia.
Tais objetos podem aumentar o risco de asfixia caso o bebê entre em contato e não consiga por conta própria se desvencilhar.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) já recomenda que o bebê durma durante a noite no quarto dos pais somente até a idade de 6 meses, em berço próprio, seguindo as mesmas regras de segurança em relação aos enfeites, protetores, lençóis e cobertores.
E você, qual a melhor forma de deixar um bebê dormir na sua opinião e ou experiência de vida?