Depois que Demi Lovato foi levada às pressas a um hospital no meio-dia de ontem, 24 de julho, por conta de uma aparente overdose de heroína, ainda não confirmada, fontes ligadas à cantora decidiram ir à público falar sobre a batalha que a jovem de 25 anos vinha travando em busca da sobriedade.
“Isso é absolutamente o que muitas pessoas temiam que acontecesse. Ela já não estava sóbria há um bom tempo, e pior que isso, não tinha mais interesse em estar sóbria”, disse uma fonte à revista PEOPLE.
Quando Demi demitiu seu life coach, Mike Bayer, alguns de seus amigos ficaram assustados, pois acreditaram que a cantora fez isso achando que já poderia usar substâncias controladas com responsabilidade. De acordo com a fonte, a cantora vinha usando drogas e bebendo “só um pouquinho“. Isso deu a ela a ideia de que podia se controlar, de que podia administrar a situação e de que nada de ruim fosse lhe acontecer.
No entanto, isso se tornou “uma ladeira escorregadia“, segundo a fonte. “Isso levou-a a acreditar no mito da moderação e do consumo controlado, o que absolutamente não funciona se você é um viciado“.
Outra fonte com conhecimento da situação contou à PEOPLE: “As coisas estão em desordem total há meses”, alegando que “ela e sua equipe cortaram laços, sendo que foram eles que tiveram um papel importante em deixá-la sóbria anos atrás. Ela não tem estado em um bom lugar“.
Demi sempre falou abertamente sobre sua luta contra o abuso de substâncias, incluindo álcool e cocaína. Ela também vem travando uma longa batalha contra doenças mentais e desordem alimentar. Em 2010, a cantora buscou tratamento contra o transtorno bipolar, bulimia, automutilação e dependência.
Em junho desse ano, ela lançou a música “Sober” detalhando uma recaída após seis anos de sobriedade. Segundo a fonte, isso foi um vislumbre da luta frente a ela.
Outra fonte relacionada à cantora declarou: “Demi nunca esteve realmente sóbria de todos os seus demônios. Ela tem lutado contra a depressão e ansiedade há algum tempo – e ainda está em um lugar escuro. Ela ficou sóbria por um tempo, mas não completamente sóbria por seis anos”.
Em setembro de 2017, Demi foi homenageada com o prêmio “Spirit of Sobriety” (Espírito da Sobriedade) na Fundação ‘Brent Shapiro.”Todo dia é uma batalha“, disse ela na época. “Você só tem que viver um dia de cada vez, alguns dias são mais fáceis do que outros e em alguns dias você até esquece de pensar em beber e usar drogas. Eu trabalho minha saúde física, que é importante, mas minha saúde mental também“.
A cantora se encontra em estado estável no hospital. Embora o site TMZ tenha dito que a overdose se deu por conta do uso de heroína, uma fonte ligada à cantora declarou que o incidente não foi por conta do uso dessa substância.
De acordo com sua tia “ela está acordada e respondendo bem“. Demi teria se negado a contar aos médicos qual foi a droga que causou sua overdose, e nenhuma droga ilegal foi encontrada em sua casa.