Não importa a idade que você tenha, quando está precisando de um conforto, uma ajuda, não há nada que ajude mais do que algumas palavras da mãe.
Mesmo que esteja longe, somente a voz da mãe pode servir para que você se sinta acolhido.
E um estudo realizado pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, conseguiu comprovar que escutar a voz da mãe, mesmo que seja do outro lado do telefone, causa uma sensação equivalente a receber um abraço.
A pesquisa contou com 60 meninas, com idades entre 7 e 12 anos, que foram monitoradas durante situações de estresse. Com isso, os cientistas puderam observar que, quando a criança escuta a voz da mãe, os ouvidos enviam certos estímulos ao cérebro, que são muito similares aos que são enviados quando recebem um abraço da mãe. Ou seja, mesmo com uma distância física, as crianças se sentem acolhidas.
Para chegarem a esta conclusão, os cientistas submeteram as meninas a testes surpresas de aritmética, que tinham de ser realizados na presença de um público. Depois, dividiram as meninas em três grupos: um que recebeu a ligação telefônica das mães; um que recebeu contato físico, como um abraço; e um que assistiu a um filme neutro.
O minucioso monitoramento dos pesquisadores acabou revelando que os dois grupos que foram submetidos ao contato materno, físico ou somente auditivo, tiveram um aumento igual no nível de ocitocina, um tipo de sedativo produzido pelo corpo, que é capaz de aliviar o hormônio do estresse, o cortisol. O terceiro grupo, que assistiu ao filme, não demonstrou alteração alguma no cortisol.
Vídeos recomendados:
Estranha finge ser mãe de menina de 12 anos e a salva de ser sequestrada
Teve filhos muito jovem e sua pele ficou com estrias – quando publicou fotos suas na Internet, foi atacada nas redes