Embora falemos em zona de conforto, talvez o sentido da expressão não nos seja tão claro.
”Zona de conforto” se trata de uma série de comportamentos que adotamos por costume. A alguém que está acomodado à sua rotina, quem não se arrisca e aceita as coisas como estão, pode-se dizer que está numa zona de conforto.
Será que você está em uma?
Vejamos: você trabalha no mesmo emprego há tempos, mesmo estando insatisfeito com ele? Você tem vontade de conhecer pessoas interessantes para se relacionar, mas não faz nada a respeito? Você quer perder peso mas não consegue iniciar um estilo de vida saudável?
Se você responder ‘sim’ a qualquer uma dessas perguntas, considere-se dentro de uma zona de conforto.
E por que deveríamos sair das nossas zonas de conforto?
Bem, porque a fronteira da zona de conforto se trata de uma barreira psicológica que nos impede de crescer na vida, de arriscar e galgar sucesso (principalmente emocional). Paralisados, não melhoramos a nossa qualidade de vida, e tudo o que nos assombra hoje seguirá nos assombrando amanhã.
A boa notícia é que sair da zona de conforto só depende de você mesmo. Até atingirmos a idade adulta, o desenvolvimento da nossa zona de conforto é muito influenciado pelos nossos pais e parentes. Porém, com a maturidade e com a emancipação financeira, vamos nos tornando arquitetos de nossas próprias vidas e responsáveis por alcançar a nossa felicidade.
Assim sendo, o primeiro passo para sair da zona de conforto é querer!
O segundo passo é avaliar a própria vida.
Eu estou satisfeito? No que posso melhorar? O que eu gostaria de fazer mas não faço? Tenho sonhos não realizados?
Identificado quais comportamentos o incomodam e o que você gostaria de realizar na sua vida, o próximo passo é agir.
Existe um mundo cheio de possibilidades para além do que você conhece. Tudo depende de você. Para chegar aonde a maioria não chega, é preciso fazer o que a maioria não faz. Não se esqueça: passar um tempo fora de sua zona de conforto fará você se sentir vivo como nunca antes.
E o lado bom de alcançar cada um de nossos objetos é que, conforme se os vai alcançando, um sentimento de adrenalina e prazer nos atinge, nos impulsionando na execução dos próximos objetivos. Ou seja, resolver a própria vida é viciante!
Aos poucos, você perceberá que sair da sua zona de conforto lhe fará bem tanto pessoal quanto profissionalmente. E esse pode ser o gatilho para fazer um projeto sair do papel ou para alterar as suas funções de trabalho!
Se você está se sentindo sem ideias sobre como começar, abaixo nós lhe oferecemos algumas dicas. Confira!
#1 Faça algo que nunca fez antes
Aprender a tocar um instrumento musical ou a falar um novo idioma é uma ótima forma de sair da zona de conforto e fazer o cérebro se acostumar a ideia de reagir criativamente frente a novos estímulos. Tente algo novo por, pelo menos, um mês.
#2 Dê a sua opinião
Se você não tem o costume de dar a sua opinião, desafie-se a falar. Faça uma pergunta pertinente, comente o assunto e dê a sua opinião. Essa é uma forma de você se expor e trocar ideias com diferentes pessoas, além de fazê-las reconhecer as suas habilidades.
3. Esqueça as redes sociais por uma semana!
Você precisa aproveitar melhor o seu tempo extra. Ao invés de gastar horas nas redes sociais ou vendo TV, saia de casa, vá praticar algum esporte, passear, ler um livro, encontrar um amigo, etc.
4. Redecore os pequenos detalhes da sua vida
Até mesmo coisas irrelevantes como a playlist do seu iPod ou o caminho até o trabalho podem fortalecer a sua zona de conforto. Baixe novas músicas para o seu celular; durante o caminho que você percorre diariamente, observe as pessoas e a paisagem. Vá almoçar num restaurante diferente! Improvise :)
5. Viajar é fundamental
Não importa quanta grana você tem, viajar é importantíssimo. Você não precisa fazer uma viagem internacional, apenas mudar os ares por um tempinho. Assim, você conhecerá novas pessoas, novos hábitos, outras culturas, novos alimentos. Viajar, certamente, deixará sua criatividade mais aguçada.
6. Conheça novas pessoas
Experimente conversar com um colega de trabalho ou de faculdade com quem você nunca conversou. Comente alguma ideia e tenha interesse em conhecer o outro. Você logo perceberá que pode aprender um pouco com cada pessoa com quem você se relaciona.
E então, o que você achou das nossas dicas? Você se sente numa zona de conforto? Compartilhe esse artigo com seus amigos e ajude a difundir essas ideias para quem precisa :)