X
    Categories: +Cotidiano

O que é trombose venosa profunda: sintomas e formas de prevenção


A trombose venosa profunda (TVP) geralmente se manifesta em uma perna e consiste num coágulo de sangue nas veias que estão sob a pele.

ADVERTISEMENT

Há sempre inflamação e dor na perna onde a TVP se origina, porque um coágulo sanguíneo também pode ser liberado de seu local de origem e viajar para outra parte do corpo. Nesses casos são conhecidos como trombose, e é muito importante estar ciente sobre o assunto se eles surgirem.

Os órgãos internos podem ser danificados como resultado dessa condição.

ADVERTISEMENT
Fontes: Mayo Clinic e outras fontes.

VTP não é facilmente reconhecida, mas certos fatores de risco devem ser levados em conta para evitar essa condição. Vamos mostrar abaixo uma lista de fatores que causam risco de trombose venosa profunda:

ADVERTISEMENT

30% dos pacientes que já tiveram coágulo sanguíneo, tiveram outras TVP em algum momento da vida.

Você deve levar em conta o histórico sanguíneo familiar. Esta é uma condição que tende a ser hereditária.

Os riscos de contrair esta condição sempre aumentam com a idade; se você tiver mais de 40 anos, os riscos aumentarão.

ADVERTISEMENT

As pessoas sedentárias ou que ficam muito tempo deitadas ou sentadas correm mais risco. O fluxo de sangue diminui quando não há movimento e isso aumenta o risco de formação de coágulos.

Se você teve um bebê recentemente ou está grávida, então nesse estado os níveis de estrogênio aumentam consideravelmente. Por esse motivo, o sangue coagula mais facilmente. Também terapias de reposição hormonal ou pílulas anticoncepcionais podem aumentar as chances de ter TVP.

ADVERTISEMENT

Se a coagulação do sangue for anormalmente espessa ou se você tiver um problema com a coagulação, esses também são fatores de risco.

A possibilidade de ter TVP é diretamente proporcional ao seu índice de massa corporal (IMC). Isso quer dizer que estar acima do peso aumenta as chances de se ter TVP.

ADVERTISEMENT
IStock

Alguns problemas cardíacos ou condições nos pulmões, bem como as doenças que causam inflamação intestinal, tendem a gerar TVP. Tratamentos para o câncer e a doença em si também são fatores de risco.

ADVERTISEMENT

A TVP também acontece quando uma veia é danificada por um trauma, como numa fratura de um osso ou num golpe. Grandes cirurgias, especialmente nas extremidades inferiores, aumentam a possibilidade de ter TVP.

IStock

Existem algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar a circulação sanguínea e prevenir a TVP:

ADVERTISEMENT

Tente não ficar tanto tempo parado, pelo menos a cada duas horas tente se levantar e andar um pouco – esticar as pernas também ajuda. Se você puder ter mais movimentos ao longo do dia, será muito melhor. Se for impossível, tente mover as pernas enquanto está sentado.

ADVERTISEMENT

Se você fez uma cirurgia há pouco tempo, tente se movimentar. O movimento em casos assim reduz os riscos de desenvolver TVP. Você pode fazer isso pouco a pouco, movendo as suas pernas ou esticando-as em um banquinho.

Se você está propenso a ter má circulação ou coagulação do sangue, vá ao seu médico, ele pode recomendar algumas meias de compressão ou um anticoagulante.

ADVERTISEMENT
IStock

Estique e levante as pernas enquanto viaja, tente mobilizar a circulação sempre – não importa o meio de transporte! Também é preferível usar roupas que não sejam muito apertadas, evitar bebidas alcoólicas e beber bastante água.

ADVERTISEMENT

É muito importante se exercitar, você pode até fazer uma leve rotina de exercícios ou fazer caminhadas todos os dias.

Acima de tudo, é muito importante cuidar dos seus hábitos e estilo de vida, cuidar do seu peso, diminuir ou evitar o consumo de álcool e deixar de fumar. Isso tudo não o ajudará apenas a evitar TVP, mas a também proporcionará a você uma melhor de vida muito melhor.

ADVERTISEMENT

E nunca se esqueça: siga sempre as recomendações do seu médico!

O que você achou deste artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo! Não se esqueça de curtir a nossa página para ler mais matérias como esta!

 

Vídeo recomendado!

Saiba Mais Sobre A Psoríase Sintomas E Fatores De Risco

ADVERTISEMENT