Um fenômeno astronômico imperdível está muito perto de acontecer.
Na noite do dia 27 de julho acontece o eclipse total da Lua mais longo do século XXI.
De acordo com especialistas, o eclipse será o mais longo por ter uma duração de aproximadamente 3 horas de 55 minutos. O tempo do eclipse total também será mais longo do que o comum, a Lua ficará totalmente encoberta por cerca de 1 hora e 43 minutos.
Neste dia, acontecerá a chamada “Lua de sangue”, que ocorre quando o satélite fica completamente encoberto. Durante o eclipse total, a Terra impede que a luz do Sol chegue à Lua. Com isso, a cor natural “prateada” e brilhante do satélite assume tons avermelhados. Por isso recebeu o nome “exótico” de “Lua de sangue”.
Os brasileiros serão privilegiados e conseguirão assistir o fenômeno, principalmente sua fase final. Quanto mais ao sul e ao leste globo, mais fácil será de observar o eclipse. Os australianos, por exemplo, conseguirão acompanha-lo desde o início. Já os norte-americanos terão que ver pela televisão devido ao horário em que vai acontecer.
Aqui no Brasil, as cidades litorâneas, como Rio de Janeiro e Florianópolis, terão uma visão melhor do eclipse.
Por sorte, estamos no inverno e o céu escurece mais cedo. Às 17h28 a Lua aparecerá totalmente encoberta no céu e ficará desta forma até as 18h13. No entanto, ela ainda ficará parcialmente coberta até as 19h19.
Não deixe de ver esse fenômeno incrível, o próximo eclipse total da Lua só acontecerá em 2019, no mês de janeiro. Porém, será mais curto do que este, com apenas 3 horas e 17 minutos.
Vídeos recomendados:
Aqui vão 7 legumes que você nunca deve comer crus
Essa mulher estava cansada de esconder seus cabelos brancos e então tomou uma decisão radical!