X
    Categories: +Atualidades+Bem estar

Número de WhatsApp combate notícias falsas sobre saúde


É muito provável que você já tenha recebido (e até repassado) algum remédio caseiro milagroso para alguma doença, um alerta assustador sobre uma epidemia ou uma notícia preocupante sobre vacinas causando reações adversas, lotes vencidos e coisas do tipo.

ADVERTISEMENT

Geralmente, estas correntes não passam de notícias falsas.

 

Para tentar acabar com as “fakes news”, o Ministério da Saúde acaba de lançar um serviço via WhatsApp para que as pessoas consultem se essas informações são verdadeiras ou falsas. Ao adicionar o número do órgão, a pessoa pode enviar as notícias que considera suspeita pelo aplicativo. Então, profissionais de saúde vão analisar a veracidade daquela informação e elucidar a dúvida.

ADVERTISEMENT

 

“As notícias falsas, ou fake  news como estão sendo mais conhecidas, são uma praga da modernidade.point 139 | Vem sendo usadas de toda forma para manipular, enganar, iludir, prejudicar.point 204 |

ADVERTISEMENT

No caso da saúde, é muito mais grave, porque a notícia falsa mata.point 54 | Então, o novo canal chega para servir como uma nova e poderosa camada de segurança na informação sobre saúde pública, com a vantagem de ter sido criada especificamente para o WhatsApp, que é o principal veículo de transmissão das notícias falsas”, explica o diretor de Comunicação Social do Ministério da Saúde, Ugo Braga.point 324 | 1

ADVERTISEMENT

 

Por trás do canal está a equipe de multimídia do Ministério, que irá analisar todas as informações recebidas através do aplicativo junto a um corpo técnico, formado por especialistas de várias áreas. Assim que tiverem um veredicto, o cidadão será respondido com um carimbo que informa se a informação é verdadeira ou falsa. Assim, poderá ser compartilhada com segurança.

ADVERTISEMENT

 

As notícias enviadas pelo WhatsApp também ficarão disponíveis no site da instituição, através do endereço saude.gov.br/fakenews e nos perfis do Ministério da Saúde nas redes sociais. O canal, no entanto, deve ser usado apenas para este fim, e não como um serviço de atendimento.

ADVERTISEMENT

 

Para verificar se uma notícia sobre saúde é verdadeira ou falsa, é só adicionar o número do Ministério da Saúde: (61) 99289 4640.

 

 

 

 

VÍDEOS RECOMENDADOS:

Os sintomas que as mulheres experimentam durante a perimenopausa

ADVERTISEMENT

 

10 sinais de que a sua circulação sanguínea está com baixo índice de oxigênio