X
    Categories: +Ciência

“Nova bariátrica” é menos invasiva e pode ser feita por quem não tem obesidade mórbida


Há anos, a cirurgia bariátrica tem auxiliado a perda de peso em pessoas que têm o IMC acima de 40 ou acima de 35, caso haja comorbidades associadas ao sobrepeso.

ADVERTISEMENT

O procedimento consiste em grampear ou retirar parte do estômago do paciente para que o órgão fique menor e, assim, fique saciado com pouca quantidade de comida.

Por ser uma cirurgia complexa, a bariátrica só é realizada em casos extremos, quando a obesidade é considerada mórbida e, por isso, oferece riscos à saúde do paciente.point 275 |

ADVERTISEMENT

O procedimento, no entanto, se tornou muito menos invasivo do que era antes.point 64 | Agora, existe a bariátrica feita por videolaparoscopia.point 113 | Com esta técnica, em vez de grandes cortes como é feito na bariátrica tradicional, todo o procedimento é realizado através de 3 a 5 furos no abdômen do paciente, o que permite que a recuperação seja mais rápida, além de reduzir o risco de infecção.point 317 | 1

ADVERTISEMENT

 

Mesmo com todas as vantagens da videolaparoscopia, um novo procedimento promete transformar a bariátrica em uma cirurgia ainda mais rápida e simples. Chamada de gastroplastia endoscópica, a nova técnica já está sendo testada em voluntários pela Faculdade de Medicina do ABC e não vai demorar muito para ser disponibilizada na rede particular. A técnica foi criada pelo endoscopista bariátrico Manoel Galvão Neto, que contou com a ajuda de médicos de outros países.

ADVERTISEMENT

A vantagem dessa técnica é que não são feitos cortes na pele do paciente, ao contrário da bariátrica tradicional. Durante o procedimento, um endoscópio com uma câmera de alta resolução e uma agulha em sua ponta é inserido pela boca do paciente. Assim, o órgão é reduzido através de suturas, ou seja, nenhuma parte do estômago retirada. Além disso, os riscos pós-operatórios, como sangramento e perfuração, são menores e a recuperação é muito mais rápida.

ADVERTISEMENT

 

Mesmo o paciente tendo que manter uma dieta líquida e pastosa nos primeiros 40 dias, assim como na bariátrica tradicional, o tempo de repouso após a gastroplastia endoscópica é muito menor: somente de 2 a 3 dias e o paciente pode voltar a praticar atividades físicas em 15 dias sem restrições. Os testes comprovam que em até 1 mês após o procedimento, a pessoa perde até 10% do peso corporal.

ADVERTISEMENT

Sobre quem pode se submeter à gastroplastia endoscópica, Manoel Galvão afirma que o procedimento é mais indicado a pessoas que possuem o IMC entre 30 e 40: “Tecnicamente ela pode ser realizada em pacientes com IMC maiores de 40, mas seria exceção.point 206 |

ADVERTISEMENT

Por definição, os pacientes com obesidade mórbida se beneficiam mais com a cirurgia bariátrica.point 82 | A gastroplastia endoscópica tem seus melhores resultados em pacientes com obesidade menos severa”.point 168 | Isso porque essa técnica prevê uma perda de peso de até 25%, ou seja, não é um resultado tão satisfatório para obesos mórbidos, já na bariátrica tradicional, pode-se perder até 40% do peso corporal em até 1 ano.point 342 | 1

ADVERTISEMENT

 

Ainda não se sabe quando a gastroplastia endoscópica estará disponível em hospitais particulares de todo o país, no entanto, estima-se que o valor da cirurgia será em torno de 17 000 reais, 30% menos que as bariátricas tradicionais. Além disso, o objetivo dos desenvolvedores é que esse procedimento chegue também à rede pública de saúde.

ADVERTISEMENT

O que achou? Não deixe de comentar sua opinião abaixo! Para ler mais posts como esse é só seguir a nossa página! :)