Joias e chaveiros são vendidos em várias formas, cores e preços.
Alguns são feitos de metais preciosos ou pedras raras, dentre vários outros modelos. Nos dias de hoje, eles são muito populares como “lembrancinhas”, pois permitem que os turistas levem para casa um pedaço de cultura do local que visitaram.
Na China, no entanto, uma moda terrível fez com que as instituições de direitos dos animais ficassem furiosas. Os vendedores ambulantes começaram a vender pequenos chaveiros de plástico com animais vivos dentro. Os ativistas têm pedido há anos para que essa crueldade acabe. No entanto, não foi feito muito para que esse produto, que é altamente comercializado, fosse tirado do mercado.
É essencial entender que essa comercialização já existe há vários anos. Em 2011, a CNN informou que bugigangas como essa estavam sendo vendidas em toda a China.
euronews
Geralmente pequenos anfíbios, como tartarugas e salamandras, são utilizados para esse fim. Eles são presos em pequenas bolsas de plástico com pouco espaço para se deslocar. Essas bolsas são preenchidas com uma água colorida artificialmente, que permite que eles sobrevivam por pouco tempo. Tipicamente, não vivem mais do que alguns dias.
euronews
À medida que a CNN estava investigando o problema, um dos vendedores ambulantes se aproximou deles. Ele lhes disse que esses animais morrem inevitavelmente, a menos que sejam libertados antes de ficarem sem oxigênio. O problema, portanto, não é apenas a negligência e a crueldade, mas também os proprietários que brincam com a vida dos animais, sem se preparar para realmente cuidar deles.
euronews
As leis de proteção aos animais na China são falhas em muitos aspectos. Os ativistas têm lutado continuamente para para evitar que esse tipo de “lembrancinha” abusiva seja vendida.
“Se uma lei nacional de proteção aos animais fosse promulgada na China, tais atos de crueldade poderiam ser evitados, e aqueles que persistissem em causar danos e sofrimento aos animais poderiam ser processados,” disse David Neale, diretor do bem-estar dos animais da Animals Asia.
euronews
Neale também apontou que esses objetos não são horríveis apenas para os animais. Eles também são perigosos para as pessoas, já que os anfíbios geralmente transportam as bactérias Salmonella, que podem causar doenças graves.
Infelizmente, esse tipo de abuso não se limita apenas à China. Apesar da enorme indignação que essa tendência causou, esse comércio ainda não desapareceu. Esperamos que as autoridades possam tomar medidas para que essa situação acabe de uma vez por todas.
Assista o vídeo abaixo para saber mais sobre esse grande problema:
O que achou desse artigo? Conta pra gente nos comentários!
Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para mais histórias como essa!!