X
    Categories: +Ciência

As mensagens secretas do quadro ”A Última Ceia”, de Da Vinci


Criado entre os anos de 1495 e 98, A Última Ceia é um afresco de Leonardo da Vinci para a igreja de seu protetor, o Duque Lodovico Sforza.

ADVERTISEMENT

O afresco representa a cena da Última Ceia de Jesus com os Apóstolos, antes de ser preso e crucificado, tal como descreve a Bíblia.

Para muitas pessoas, o afresco está cheio de mensagens secretas. Confira abaixo algumas dessas mensagens e tire suas próprias conclusões:

ADVERTISEMENT

#1 Maria Madalena, a teoria mais famosa

Ao lado de Jesus, estaria não João, mas sim Maria Madalena, que seria sua esposa e mãe de seu filho (cuja linhagem existiria até hoje). Pode-se acreditar nessa hipótese observando os traços femininos da figura. A teoria foi apresentada inicialmente nos anos 1960 pelo francês Pierre Plantard e expandida no livro O Santo Graal e a Linhagem Sagrada, de 1982. Recentemente, ganhou fama ao ser utilizada na obra de ficção O Código Da Vinci, de Dan Brown.

ADVERTISEMENT

#2 Onde estaria o Cálice?

Na passagem original da Bíblia, fala-se em um cálice na mesa. Esse é outro ponto que chama a atenção na obra de Da Vinci: a ausência de cálice (apenas copos são representados). Na teoria de Dan Brown, o cálice estaria representado no vão entre Jesus e Maria Madalena. Esse vão traria a forma de um cálice ou um útero, o ventre sagrado que carregaria a descendência de Cristo na Terra.

ADVERTISEMENT

#3 Priorado de Sião

Ainda segundo Plantard e o livro O Santo Graal…, há uma organização secreta desde a Idade Média conhecida como Priorado de Sião, cuja principal função seria a de proteger a linhagem de Cristo, iniciada a partir de sua união com Maria Madalena. A organização contaria com algumas das mentes mais brilhantes da história em suas linhas – entre elas estariam ninguém mesmo que Isaac Newton e até o próprio Leonardo da Vinci!

ADVERTISEMENT

#4 A faca de Pedro

A faca na mão de Pedro é um dos pontos mais controversos: afinal, ela parece totalmente fora de quadro quando se olha a composição da obra. Javier Sierra, autor do livro A Ceia Secreta, afirma que essa seria uma crítica direta ao papa Alexandre 6o, inimigo político do duque de Milão. Nessa visão, Pedro, que foi o primeiro papa, seguraria a faca, representando a traição do papa Alexandre 6o contra os valores católicos.

ADVERTISEMENT

 

#5 O dedo em riste de João

A postura de Pedro ainda tem outro ponto polêmico. Sua mão aparece apontando para Jesus com o dedo em riste de maneira ameaçadora, o que indicaria a vontade de cortar o pescoço do apóstolo João ou o de Maria Madalena. Quem sabe a presença da mulher no grupo incomodaria os outros seguidores do Mestre, por isso a ameaça? Essa mão ainda poderia ser um ataque a João, que era um apóstolo bem próximo a Jesus.

ADVERTISEMENT

#6 Será que Da Vinci fez uma homenagem a si mesmo?

O rosto do apóstolo Judas Tadeu se parece muito com esboços que Da Vinci fez de seu próprio rosto em sua vida. Dessa forma, há quem creia que o pintor poderia estar se autorrepresentando na obra. Essa teoria ainda pode se ligar com a da astrologia, uma vez que Leonardo era do signo de Touro. Tadeu representaria justamente esse signo, vindo logo após Áries.

ADVERTISEMENT

#7 As doze casas do Zodíaco

Há uma teoria que diz que Da Vinci teria representado os 12 signos nos apóstolos. Bom, vale lembrar que era tradição do pintor escrever de maneira invertida, da direita para a esquerda, assim como os signos foram representados na obra. Por isso, na ponta esquerda estaria Bartolomeu representando Peixes (o último signo), enquanto na ponta direita estaria Simão, representando Áries (o primeiro).

ADVERTISEMENT

Ainda assim, não há evidências que comprovem essas mensagens. A Última Ceia, por exemplo, é uma das obras mais mal conservadas de Da Vinci. Construída no refeitório de um convento, ela sofreu infiltrações e seu prédio foi bombardeado na 2ª Guerra Mundial. Com tantas restaurações, algumas malsucedidas, fica difícil saber exatamente o que foi criado por Da Vinci.

ADVERTISEMENT

Quanto à seita de Da Vinci, não há qualquer indício na biografia de Da Vinci de que ele teria participado do movimento suposto por Plantard. Além disso, tampouco existem provas concretas de que Jesus tenha tido filhos. Ademais, era comum no Renascimento que homens fossem pintados com traços delicados (é só olhar os livros de História da Arte).

ADVERTISEMENT

E então, quais são os seus pensamentos sobre o assunto? Você acha que as mensagens no afresco não passam teorias conspiratórias, ou você acredita que há algo mais por trás disso tudo? Conte para a gente!