O que vem primeiro à sua cabeça quando perguntamos quais dispositivos de salvamento você conhece? Álcool, uma lanterna ou talvez um desfibrilador? Nesta história particular, o salva-vidas é uma caixa de suco, e o herói atende pelo nome de Ronan!
Em maio de 2017, o pai da família McCormack teve que viajar para fora da cidade. Sua esposa, Denise, ficou em casa com seu filho de 6 anos, Ronan, em Edmonton, Alberta. Tudo estava bem até que, sem aviso prévio, a mãe entrou em colapso.
Apesar de cair no chão do quarto, Denise ainda podia se mover. Ela rastejou para o telefone e ligou para os serviços de emergência. No entanto, quando chegou a falar com eles, seu discurso já estava incoerente.
Como sua mãe não podia falar, Ronan falou com a equipe. Embora a maioria das crianças entre em estado de choque em situações como essa, Ronan ficou bastante calmo, apesar de ter medo. “Eu disse ao operador: ‘Preciso de uma ambulância porque minha mãe é diabética”’, explicou Ronan à CTV News.
CTV Edmonton
Depois de falar com o operador, Ronan realizou outra ação admirável e surpreendente. Ele salvou a vida da sua mãe pegando uma caixa de suco e esguichando o suco em sua boca. “Meu pai disse para pegar uma caixa de suco, e eu a fiz beber um pouco, pois ele contém açúcar”, explicou Ronan.
Depois de recuperar-se parcialmente graças ao suco, a mãe conseguiu comer barras de granola oferecidas pelo filho. Isso a manteve bem parcialmente estável até que os serviços de emergência chegaram à casa.
Após o incidente, profissionais médicos parabenizaram e homenagearam Ronan por garantir a saúde de sua mãe devido à sua ação rápida.point 114 | “Em muitas das minhas chamadas, eu lido com pessoas incontroláveis, que gritam, choram ou ficam perplexas frente à situação de emergência”, contou Monica Grela, despachadora de emergência, ao Edmonton Journal.point 307 |
“Elas entram em pânico, já que estão frente a situações extremas de última hora.point 73 | Ronan foi um ótimo exemplo de como ficar calmo em uma situação de emergência, e soube seguir as instruções claras que dei a ele”.point 185 | point 185 | 1
Monica Grela
CBC Edmonton
Os profissionais não foram os únicos impressionados. Sua mãe também estava emocionada com a ação do filho: “Estou muito, muito orgulhosa dele. Não sei o que aconteceria comigo naquela noite, se ele não estivesse lá.”
CBC Edmonton
Além disso, a Escola Católica Saint Angela reconheceu a conquista de Ronan, oferecendo-lhe um prêmio de cidadão salvador.
Ver quem amamos passando mal na nossa frente é realmente aterrorizante. No entanto, se queremos ajudar, temos que permanecer calmos o suficiente para fazê-lo. Ronan conseguiu manter o foco durante a situação, o que garantiu a sobrevivência de sua mãe. Você já esteve em uma situação como essa antes? Deixe-nos saber e não se esqueça de compartilhar a história deste pequeno herói!